Segunda-feira, 26 de abril de 2021

Prognóstico para a cheia do rio Negro será atualizado nesta sexta-feira em transmissão do Serviço Geológico do Brasil

Rios do Amazonas atingem cota de inundação e seguem subindo em ritmo elevado e em níveis acima da normalidade para esta época do ano

O segundo Alerta de Cheias para Manaus, promovido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), será transmitido nesta sexta-feira, 30 de abril. O evento será transmitido pela TV CPRM no YouTube, às 10h pelo horário de Manaus e 11h pelo horário de Brasília.

Este segundo alerta atualiza o primeiro, transmitido em 31 de março, com um prognóstico mais preciso. A previsão em março era de que o rio Negro poderia atingir a cota máxima dentro do intervalo de 28,55m a 30,35m, com maior probabilidade para o valor médio de 29,45m no Porto de Manaus. Nesta segunda-feira (26), o rio Negro em Manaus está em 28,76 m, tendo atingido a cota de inundação e a 24cm de atingir a cota severa, que é de 29m.

Este ano, o prognóstico está sendo estendido para outros dois municípios amazonenses: Manacapuru, onde o rio Solimões atingiu 19,62m e atingiu a cota de inundação severa; e Itacoatiara, onde o nível do rio Amazonas está em 14,49m, tendo ultrapassado 29cm da cota de inundação severa. “Na região próxima a Manaus, os rios continuam subindo numa velocidade acima do normal observado nessa época do ano”, diz a pesquisadora Luna Gripp. Ela afirma que o nível dos rios hoje é compatível com a época em que a cheia histórica aconteceu nos três municípios.

Em Manacapuru,  o rio Solimões já atingiu a cota de inundação severa O segundo alerta terá a participação da pesquisadora em Geociências Luna Gripp (responsável pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Amazonas Ocidental), do pesquisador Renato Senna (do Sistema de Proteção da Amazônia - Sipam) e do Tenente-coronel, integrante da Defesa Civil do Amazonas. Após a apresentação da previsão, os especialistas ficarão à disposição para perguntas, que poderão ser enviadas pelo próprio YouTube ao longo de toda a transmissão, ou previamente para o email alerta.amazonas@cprm.gov.br.

Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Bettina Gehm
Janis Morais
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400
  • Imprimir