Pesquisas realizadas pelo Laboratório de Geologia Marinha são destaque no Simpósio Brasileiro de Geologia e Geofísica Marinha

Sexta-feira, 04 de novembro de 2022

Pesquisas realizadas pelo Laboratório de Geologia Marinha são destaque no Simpósio Brasileiro de Geologia e Geofísica Marinha

Sete projetos desenvolvidos pelo Serviço Geológico do Brasil serão apresentados durante evento que debate as Ciências do Mar em um cenário de mudanças climáticas e instabilidade planetária


Projetos e pesquisas em águas nacionais e internacionais, desenvolvidos nos últimos três anos pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), serão apresentados durante o IV Simpósio Brasileiro de Geologia e Geofísica Marinha. O encontro é uma iniciativa do Programa de Geologia e Geofísica Marinha (PGGM) e será realizado de 7 a 9 de novembro, em Salvador/BA.

Nesta edição, o tema irá abordar os ‘Desafios da Geologia e Geofísica Marinha num Cenário de Mudanças Climáticas e Instabilidade Planetária’. De acordo com a organização do evento, o objetivo é proporcionar aos participantes novas oportunidades de cooperação institucional dentro das linhas temáticas e a proposição de planos de ação e projetos futuros.

Luciana Felício, chefe da Divisão de Geologia Marinha (DIGEOM), afirmou que o simpósio é uma oportunidade para conhecer os avanços nas áreas das tecnologias computacionais e metodológicas, bem como para a investigação e a aquisição de dados e amostras em ambiente marinho. “É, também, uma chance de firmar acordos de cooperação com entidades públicas e privadas de relevante expertise científica”, revelou.

Representando o SGB-CPRM, os pesquisadores Edlene Pereira da Silva; Heliásio Augusto Simões; Hortência de Assis; Marcio Martins Valle; Maria Aline Lisniowski; Patricia Oliveira; Ronaldo Bezerra; e Roberto Aguiar Alves participam do evento apresentando estudos que abordam sedimentologia do ambiente marinho, cenários estratégicos para os recursos minerais marinhos, potencialidade dos granulados marinhos, plataforma continental rasa, e classificação geomórfica de terraços. “Em abril, inauguramos, em Recife/PE, o primeiro Laboratório de Geologia Marinha do SGB-CPRM. O simpósio será uma vitrine para todos os trabalhos que vêm sendo realizados desenvolvidos no GeMar”, reforçou Luciana.

Já no terceiro dia do encontro, o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Marcio Remédio, irá apresentar os planos e projetos da empresa na área de Recursos Minerais Marinhos. Para ele, o encontro “é a ocasião que pode propiciar avanços no planejamento e desenvolvimento das atividades de pesquisas, de modo a torná-las ainda mais interessantes e promissoras para a sociedade”.

Saiba mais sobre a Divisão de Geologia Marinha

IV Simpósio Brasileiro de Geologia e Geofísica Marinha

O encontro tem como objetivo atualizar os representantes das instituições-membro do Programa de Geologia e Geofísica Marinha, estudantes e profissionais das Ciências do Mar sobre os impactos das mudanças climáticas e dos conflitos políticos na Europa Ocidental. De acordo com o evento, esses assuntos e seus desdobramentos influenciam diretamente na demanda por fontes de energia alternativas não carbônicas e por minerais como fosfato, cobalto e nióbio, estratégicos para o Brasil.

Os eixos temáticos são: Planejamento Espacial Marinho (PEM); Parques Eólicos Marinhos; Recursos Minerais Marinhos; e Mudanças Climáticas e Vulnerabilidade Costeira. No último dia (10 de novembro), haverá uma excursão de campo pelo Litoral Norte da Bahia.

Para mais detalhes, acesse:https://ivsbggm.com.br/

Maria Alice dos Santos
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir