PDAC: SGB inicia diálogos para futuras parcerias com Governo de Quebec, maior província do Canadá

Quinta-feira, 07 de março de 2024

PDAC: SGB inicia diálogos para futuras parcerias com Governo de Quebec, maior província do Canadá

Na quarta-feira (6), o Serviço Geológico do Brasil recebeu, no Brasil Pavilion, representantes do Ministério de Recursos Naturais e Florestas

Reunião ocorre no Brasil Pavilion (Foto: Pablo Peixoto/SGB)
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) avança para construir parcerias com o Ministério de Recursos Naturais e Florestas do Governo de Quebec, a maior província do Canadá. Na quarta-feira (6) – último dia do PDAC (Convenção Anual da Prospectors & Developers Association of Canada) – pesquisadores do SGB participaram de reunião com representantes do órgão governamental canadense. O ponto de encontro foi o Brasil Pavilion.

Na ocasião, a equipe do SGB apresentou os produtos desenvolvidos, em especial a publicação “An Overview of Critical and Strategic Minerals Potential of Brazil/Panorama do Potencial de Minerais Críticos e Estratégicos do Brasil” e a recém-lançada Plataforma de Mapeamento Geológico. Além disso, os pesquisadores dialogaram sobre a atuação das instituições, abordando temas de interesse mútuo, como modelagem mineral e pesquisas sobre minerais estratégicos e críticos para a transição energética. Também foram discutidos assuntos relacionados à geologia regional e à disponibilização de dados geológicos.

Plataforma de Mapeamento Geológico foi lançada durante PDAC e apresentada ao público no Brasil Pavilion (Foto: Pablo Peixoto/SGB)
O SGB foi representado por: Valdir Silveira, diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM); Alice Castilho, diretora de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT); Lúcia Travassos, assessora da DGM; e Maurício Pavan, coordenador-executivo da DGM. Já os representantes do Ministério de Recursos Naturais e Florestas do Governo de Quebec foram: Marc Leblanc, diretor-geral de Geologia; Andrea Amortegui, diretora de Aquisição de Dados Geocientíficos; Robert Theriault, diretor de Apoio e Logística; Benoit Charette, assessor da Direção-Geral; e James Moorhead, consultor de Geologia.

Site SGB-PDAC

O SGB criou um site especificamente desenvolvido para compilar os estudos que foram destacados durante o PDAC 2024. Acesse aqui.

Missão brasileira

Pesquisadores e a diretoria-executiva do SGB participaram da comitiva brasileira, coordenada pela Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), para a missão oficial à Convenção Anual da Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC 2024), que ocorreu até 6 de março, em Toronto, Canadá.

O principal objetivo do SGB no PDAC 2024 foi apresentar para a comunidade internacional o potencial mineral do Brasil, por meio de palestras técnicas e exposição de projetos e produtos. Além disso, busca fortalecer e ampliar a rede de cooperação com instituições de pesquisa internacionais e governos de outros países.

O SGB foi representado, no PDAC 2024, pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira; pela diretora de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Alice Castilho; pela assessora da DGM Lúcia Travassos; pela chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM), Maisa Abram; pelos coordenadores-executivos da DGM Maurício Pavan, Izaac Cabral e Eduardo Duarte Marques; pelo gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Goiânia (SUREG-GO), Jônatas Carneiro; pelo coordenador-executivo do Departamento de Gestão Territorial da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DEGET), Almir Costa; pelos(as) pesquisadores(as) em geociências Sulsiene Machado de Souza Gaia, Michele Cunha Graça e Eduardo Moussalle Grissolia (DGM); pelo assessor de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte; pela assessora parlamentar da Presidência Sabrina Soares de Araújo Góis; e pelo assessor da Presidência Marcio José Remédio.

Também participam da Missão Oficial Brasileira à Convenção PDAC 2024 representantes da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), da Câmara de Comércio Brasil-Canadá em Toronto (BCCC) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), além das empresas patrocinadoras.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir