Terça-feira, 01 de outubro de 2019

Museu de Ciências da Terra realiza atividades em creches do Rio de Janeiro

 Profissionais do MCTer durante atividade com as crianças da creche
Em parceria com a Gerência de Educação Infantil da Prefeitura do Rio, o Museu de Ciências da Terra (MCTer) promoveu três atividades itinerantes no mês de setembro. Ao todo, 334 crianças de seis meses a quatro anos de idade de três creches municipais participaram das atividades sobre o universo dos fósseis, rochas e minerais. Essas ações fazem parte do projeto Museu em Movimento do MCTer, cujo objetivo busca divulgar o conhecimento geocientífico por intermédio da itinerância. As atividades ocorreram na Creche Municipal Santo Antônio de Pádua, localizada no Complexo do São Carlos; na Creche Municipal Clemente Ferreira, no bairro do Caju; e na Creche Municipal Nise da Silveira, na Cidade de Deus.

A primeira unidade visitada foi no Complexo do São Carlos, no dia (6/9), onde cerca de 70 crianças tiveram contato com fósseis, ouviram histórias sobre dinossauros e manusearam amostras de rochas e minerais. Segundo o diretor da creche, André Fagundes, toda a equipe já está ansiosa por uma próxima visita. "Adoramos a experiência proposta, todo carinho e comprometimento da equipe. Estamos abertos a novas experiências e ansiosos por uma próxima oportunidade. Obrigado em nome de toda equipe Santo Antônio de Pádua", disse Fagundes.

 Aluna da creche durante leitura do livro sobre uma família de dinossauros
A segunda visita foi realizada no dia 12/9, na Creche Clemente Ferreira, onde 114 crianças participaram das atividades. De acordo com a diretora Geisiane Rodrigues, a equipe fez uma excelente abordagem e "as crianças, mesmo com uma faixa etária menor, gostaram e interagiram bastante”. Para Rodrigues, foi um dia muito rico para as crianças da unidade.

Finalizando o mês, no dia 26 de setembro, a equipe do MCTer visitou a Creche Nise da Silveira, onde 150 crianças tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre dinossauros e Geologia. Para a diretora Lisdalia Vilar, a visita levou conhecimento e encantamento para as crianças e equipe. Nos próximos meses, outras unidades de educação infantil receberão a equipe do Museu de Ciências da Terra, seguindo com a programação do projeto Museu em Movimento.


Gabriella Arraes
Colaboração: Rodrigo Machado
Assessoria de comunicação
Serviço Geológico do Brasil (CPRM)
(21) 2295-4641
  • Imprimir