Segunda-feira, 24 de junho de 2019

Museu de Ciências da Terra participa da Feira do Livro de Resende (RJ)

 Acervos do MCTer expostos na Feira O Museu de Ciências da Terra (MCTer), em parceria com a Caravana da Ciência, participou da 5ª edição da Feira do Livro de Resende (FLIR), no estado do Rio de Janeiro, entre os dias 6 e 9 de junho. O MCTer expôs parte de seu acervo de fósseis, minerais, rochas e da biblioteca infantil, desenvolvendo atividades de leitura sobre Geociências e abordando a importância de diversos elementos químicos utilizados cotidianamente. Também fez parte dos itens à mostra, fósseis de peixes da Bacia do Araripe, bacia sedimentar que possui um dos maiores depósitos de fósseis do Brasil, e a réplica em miniatura do dinossauro Baurutitan. A atividade integra o calendário de exposições itinerantes no âmbito do projeto Museu em Movimento de 2019.

A equipe do Museu, responsável pela exposição, foi composta pelo pesquisador em Geociências Filipe Modesto, José Bahia estagiário de biblioteconomia e Yan Silveira estagiário do setor educativo. A experiência na FLIR foi vista como muito gratificante por José Bahia e Yan Silveira. “Poder explicar um pouco sobre dinossauros, como seus fósseis são encontrados e abordar a importância da Geologia para o público infanto-juvenil, que anseia por conhecimento, foi recompensador”, compartilhou José Bahia. “Foi uma feira bem organizada. Pessoalmente, as pessoas que conhecemos, as experiências que trocamos, e o bom entrosamento da equipe, foi o que mais valeu a pena pra mim”, acrescenta.

 Os visitantes puderam conhecer a réplica do dinossauro Baurutitan, apelidada no MCTer de Judite Yan Silveira destacou a importância de ocupar espaços diversos e divulgar as Geociências como pontos fortes do evento. “Experiências como a FLIR nos permitem ir de encontro a práticas, saberes e pessoas que acrescentam afeto e particularidades aos conhecimentos científicos levados pelo Museu. Logo, ter participado dessa edição da Caravana da Ciência possibilitou vivências que foram de grande importância para minha formação profissional e pessoal”, completou.


Lorena Amaro
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
(21) 2295-4641
lorena.costa@cprm.gov.br
  • Imprimir