Terça-feira, 09 de julho de 2019

Museu de Ciências da Terra leva exposição “Explorando o Planeta” à Mesquita (RJ)

 Estudantes da rede municipal de Mesquita durante visita à exposição itinerante
Fósseis, rochas, minerais e livros fizeram parte do acervo da exposição “Explorado o Planeta”. Promovida pelo Museu de Ciências da Terra (MCTer), na sede da Prefeitura de Mesquita, município do Rio de Janeiro, a mostra recebeu nos dias 1 e 2/7 cerca de 600 alunos de turmas do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino, que puderam conhecer mais sobre Geociências. Essa iniciativa integra o Projeto “Museu em Movimento” de 2019 e é parte da parceria do MCTer com a Secretaria Municipal de Educação.

 Os alunos tiveram contato com exemplares do acervo do Museu de Ciências da Terra
O paleontólogo do MCTer, Rodrigo Machado, explicou que um dos objetivos do Museu foi promover uma aproximação do público jovem por meio da cultura de entretenimento. Para isso, os mediadores compararam itens expostos a filmes e séries. “Desenvolvemos atividades que relacionam alguns itens do acervo do MCTer ao universo cinematográfico, em produções como Os Vingadores e Harry Potter. O objetivo é promover essa aproximação por meio da semelhança entre rochas e minerais presentes na ficção e o material geológico original”, destacou.

 Os estudantes identificaram elementos químicos que fazem parte do cotidiano, como o cobre e níquel, usados na fabricação das moedas
O coordenador de Ciências e Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Leandro Azeredo, abordou a importância do contato dos alunos com a temática. “A intenção é fazer com que eles vivenciem as aulas de Geociências. As turmas de 6º ao 9º ano já passaram por alguns conteúdos relevantes de rochas e solos e irão realizar trabalhos referentes à exposição”, disse.


Lorena Amaro
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
lorena.costa@cprm.gov.br
(21) 2295-4641


  • Imprimir