Sexta-feira, 21 de maio de 2021

Licitação da Jazida de Cobre de Bom Jardim (GO) fica mais atrativa após a inclusão de áreas da ANM

A boa notícia é que essas áreas estão localizadas no entorno do depósito de Bom Jardim, do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM). Juntas, as áreas somam mais de 10.000 ha, com grande potencial para continuidade da mineralização de cobre, cobalto e ouro.

 A Agência Nacional de Mineração (ANM), em parceria com a Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos (SPPI) do Ministério da Economia, incluiu áreas que apresentam grande potencial para a continuidade da mineralização de Cobre, Cobalto e Ouro já identificados no Projeto Cobre Bom Jardim de Goiás, do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM). Após as etapas legais previstas por lei, este projeto receberá ofertas de empresas interessadas na aquisição dos ativos minerários da região durante o certame agendado para o próximo dia 10 de junho, às 10h, no escritório do SGB/CPRM no Rio de Janeiro.

O projeto do SGB/CPRM corresponde a um ativo minerário de 1.00 ha que apresenta estudos detalhados da mineralização e recursos. O Ministério de Minas e Energia (MME), por meio do Serviço Geológico do Brasil, e a ANM estão trabalhando em conjunto para a divulgação da licitação dos ativos minerários do Projeto Cobre Bom Jardim de Goiás, com 4,5 milhões de toneladas de minério com 0,57% de cobre. Já as áreas em disponibilidade da ANM que serão licitadas na 3° rodada correspondem a 11 processos minerários no entorno do projeto da do SGB/CPRM.

No Projeto Oeste de Goiás, o Serviço Geológico do Brasil realizou estudos recentes que contaram com mapeamento geológico, levantamentos geofísicos e geoquímicos. Este trabalho revelou novas perspectivas para o depósito de cobre de Bom Jardim, sugerindo a continuidade do corpo mineralizado.

Com isso, estima-se que o projeto englobando ambas as áreas a serem licitadas pelo SGB/CPRM e ANM apresenta grande potencial para incremento dos recursos minerais já identificados no Projeto Bom Jardim, principalmente a Norte e Oeste do minério já identificado.

A partir dos dados levantados pela SGB/CPRM foi elaborado um mapa de favorabilidade para presença de minério de cobre no entorno do projeto Cobre Bom Jardim. O mapa foi elaborado por meio da interpretação dos dados de mapeamento geológico, medidas estruturais, levantamentos geofísicos e geoquímicos, em conjunto com informações e conceitos estabelecidos para o tipo de mineralização, e indica quais áreas são favoráveis para a presença do minério de cobre.

A licitação do Projeto Cobre Bom Jardim do SGB/CPRM ocorrerá no dia 10 de junho de 2021 na sede da empresa no Rio de Janeiro. Para mais informações acesse https://bit.ly/3vc4Cqj .

Já o edital de disponibilidade das áreas da ANM ocorrerá no formato on line através de sistema no qual o interessado indica quais áreas gostaria de arrematas. Outras informações estão disponíveis no link sople.anm.gov.br/portalpublico .

Letícia Peixoto
Lucas Alcântara

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM)
asscom@cprm.gov.br
  • Imprimir