II Ciclo de Debates do Comitê Pró-Equidade reforça a importância da inclusão racial no ambiente corporativo

Segunda-feira, 07 de novembro de 2022

II Ciclo de Debates do Comitê Pró-Equidade reforça a importância da inclusão racial no ambiente corporativo

No mês da Consciência Negra, o evento homenageou in memorian a geóloga Maria da Glória com o descerramento de placa

Maria da Glória sendo homenageada durante II Ciclo de Debates do Comitê Pró-Equidade
O papel das empresas no fomento ao debate racial foi assunto destaque no ‘II Ciclo de Debates do Comitê Pró-Equidade’. O evento, organizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), aconteceu na Superintendência Regional de Salvador (SUREG-SA), nesta quinta-feira (3), e, também, contou com transmissão online. A geóloga e professora Maria da Glória, cuja trajetória na empresa inspira representatividade para as futuras gerações, recebeu homenagem in memorian.

A ação deu ênfase às boas práticas inclusivas que as empresas adotam de conscientização para inserir no debate a importância da diversidade no mundo corporativo. Uma das propostas é manter campanhas educativas continuadas de combate ao racismo, além de medidas de inclusão no processo seletivo.

Os diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM), Marcio Remédio; a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Alice Castilho; e o diretor de Infraestrutura Geocientífica (DIG), Paulo Romano, participaram da abertura do evento. Para Marcio Remédio, lidar com a busca por maior diversidade no ambiente empresarial é fundamental para promover diversidade cultural, oportunidades de crescimento e desenvolvimento entre equipes: “não podemos tangenciar a questão da equidade. Devemos demonstrar o nosso maior apreço à vontade de fazer as coisas acontecerem, principalmente no Serviço Geológico do Brasil”, enfatizou.

A solenidade contou, também, com a participação de Stella Maria Vaz, coordenadora do Comitê de Pró-Equidade do Senado Federal, atuante na coordenação da Rede Equidade. Stella parabenizou a iniciativa e ressaltou que o encontro é de “celebração, valorização e reconhecimento de saberes, esforços, lutas e trajetórias de pessoas negras, especialmente de uma mulher negra”, destacou a coordenadora ao se referir à geóloga Maria da Glória.

Participantes se unem em ação de combate ao racismo
Já sobre o setor empresarial e sua posição na luta contra a desigualdade racial, Marina Meloni, representante do Yangì - grupo de geocientistas negros, engajados na luta antirracista no Brasil -, alertou sobre a importância de denunciar atos de racismo dentro do ambiente corporativo. Para evitar esse tipo de crime, ela sugere iniciativas educativas voltadas para o Dia da Consciência Negra. “Ressaltar a cultura e os saberes africanos e afro diaspóricos amplia o debate e traz uma nova perspectiva à cultura organizacional”.

Pela memória e legado de Maria da Glória

Maria da Glória foi nome de grande relevância para a Geologia Econômica do Brasil. Seus trabalhos e pesquisas seguem sendo referência na área. Com o objetivo de preservar a memória da pesquisadora e honrar os anos de contribuição prestados à empresa, o Serviço Geológico do Brasil nomeou, em sua homenagem, a Divisão de Pesquisa de Minerais Estratégicos (DIPEME) - antigo módulo da Divisão de Avaliação de Recursos Minerais (DIARMI). O descerramento da placa contou com a presença de Sofia Sacramento, representante do Coletivo Maria da Glória - que é uma rede de afeto formada em 2020 por estudantes negros, do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - e de Eulina Donato dos Santos Marques, familiar da memoranda.

“Falo de Maria da Glória com muito respeito”, declarou Marina Meloni, que também é diretora da empresa Mina Energia Solar e Sustentabilidade. A geóloga acredita que a influência da homenageada é um símbolo de legado, tanto por sua produção na ciência brasileira como por suas conquistas na sociedade.

A co-fundadora do Yangì também expressou sua admiração por Valter Salino Vieira, ex-funcionário do Serviço Geológico do Brasil. Em sua primeira vez em um evento de memória como esse, o geólogo relembrou os trabalhos e cursos em que contribuiu com Maria da Glória, destacando o compromisso e a didática da ex-colega de trabalho. Entretanto, Valter relata que, apesar do esforço, do comprometimento profissional, e, também, de ser maioria na sociedade, a população negra ainda é minoria em cargos de poder.

Empresas e prospecções de futuro

Os diretores Alice Castilho e Paulo Romano falaram sobre políticas públicas no contexto social. Romano reforçou que reuniões e encontros reflexivos são atitudes que renovam o compromisso social e individual, a partir de uma perspectiva de vigilância na luta contra o racismo, ao que ele atribui como “uma imperfeição da sociedade e da humanidade”.

Ao abordar um dos objetivos do evento, o diretor Marcio Remédio demonstrou que é favorável a ações afirmativas para ingresso nas instituições. “Estamos na iminência de um concurso. Ferramentas que permitam maior ingresso, como cotas, por exemplo, serão muito bem vindas”.

De acordo com a coordenadora do Comitê, Nathalia Winkelmann Roitberg, os dados do último censo da empresa, realizado em 2020, apontam que 6% dos colaboradores da empresa são negros. “A atualização do levantamento racial da empresa será lançada por meio de Censo, neste mês da Consciência Negra. Nathalia ressaltou que é fundamental o engajamento dos colaboradores para que a campanha seja efetiva. “Contamos também com o apoio dos gestores e buscaremos estratégias junto ao Departamento de Recursos Humanos”. A pesquisadora Lila Queiroz, e Rafaela Neves, do grupo ‘Unidos pela Neurodiversidade’ - e do Pró-Equidade -, também estiveram no evento representando a organização.

O encontro contou com a participação dos representantes administrativos da SUREG-Salvador: o superintendente da Regional, Erisson Soares; Maísa Abram, presidente da Associação dos Empregados; e Ana Carolina Paranhos, gerente de Administração e Finanças.

Maria Alice dos Santos
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir