Segunda-feira, 26 de abril de 2021

Geologia do RJ será debatida por especialistas em live do Serviço Geológico do Brasil

 Com transmissão ao vivo por meio do Youtube, o debate terá como palestrante a doutora em Geociências Monica Heilbron, que é uma das referências nacionais em Geologia Regional e Geotectônica

O Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) promoverá na próxima terça-feira (27), às 15 horas, um importante debate sobre a geologia do Estado do Rio de Janeiro e a evolução da Faixa Ribeira. Este será o tema central da palestra da doutora em Geociências Monica Heilbron, que é professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Além da palestrante convidada, participarão do debate pesquisadores em Geociências do SGB/CPRM, como mediadores científicos.

Considerada uma das referências nacionais na área da Geologia, Monica Heilbron coordenou a equipe de profissionais que trabalhou na elaboração do Mapa Geológico e de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro. Lançado em 2017 e com atualizações periódicas, o Mapa foi desenvolvido por meio do Programa Geologia do Brasil, desenvolvido pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e o SGB/CPRM, em parceria com a UERJ. Os dados do mapeamento serão abordados por Heilbron durante a palestra, que foi viabilizada pelo projeto Café Geológico, uma iniciativa do SGB/CPRM para reunir pesquisadores e apresentar trabalhos desenvolvidos em benefício ao país no contexto das Geociências.

Os dados geológicos que embasaram a confecção do Mapa são fruto, principalmente, das pesquisas desenvolvidas, cumulativamente, ao longo de 30 anos pelo Grupo de Pesquisa de Geotectônica da Faculdade de Geologia (TEKTOS) da UERJ, em parceria com outros grupos da própria UERJ e de outras instituições, especialmente o Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ – Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A elaboração final do Mapa incluiu, ainda, uma extensiva etapa de discussão com os geólogos do SGB/CPRM, responsáveis pela elaboração dos mapas estaduais de Minas Gerais e do Espírito Santo.

O Mapa disponibiliza informações atualizadas sobre a geologia e os recursos minerais do Rio de Janeiro, sendo um instrumento para subsidiar políticas públicas de gestão ambiental e ordenamento territorial e para atrair novos investimentos ao setor mineral do estado, especialmente para o fomento à explotação de água mineral, grafita, rochas ornamentais, rochas carbonáticas para indústria cimenteira e insumos minerais para construção civil.

A palestra de Mônica Heilbron terá duração aproximada de uma hora e, em seguida, os mediadores científicos farão perguntas sobre o tema, além de conduzirem o debate com a palestrante com a realização das perguntas feitas pelos espectadores da live por meio do chat. A mediação do evento será feita pelo geólogo Thiago Dutra, que organiza o projeto Café Geológico, e terá contribuições de pesquisadores das diretorias de Geologia e Recursos Minerais (DGM) e de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT) do SGB/CPRM – Marcelo Dantas (DHT), Pedro Pfaltzgraff (DHT), Leda Fraga (DGM), além do professor Miguel Tupinambá, da UERJ.
A transmissão será realizada por meio do Canal TVCPRM no Youtube, às 15 horas, com emissão de certificado aos participantes após o evento.

Sobre a palestrante

Monica Heilbron é membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Graduada em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo (1993). Realizou pós-doutoramento de 2000 a 2001, em Geocronologia U/Pb no Geotop da Universidade de Quebec em Montreal (UQAM); estágio sênior na Alemanha (UMainz) em 1997, no Canada (Edmonton) em 2011, na Austrália (ANU) em 2012 e na Universidade de Salzburg, Áustria entre 2018 e 2019, com bolsa Capes. Recebeu diversos prêmios, como melhor trabalho de geologia e melhor tese de doutorado orientada pelo CREA; a Medalha Orville Derby pela contribuição ao conhecimento da geologia do território nacional pela Sociedade Brasileira de Geologia em 2014 e foi nominada como Prêmio Monica Heilbron aos melhores trabalhos de IC e IT na UERJ no ano de 2017 Desde 1983 integra o corpo docente da Faculdade de Geologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sendo que a partir de 1995 é professora titular do Departamento de Geologia Regional e Geotectônica.

Ao longo de sua carreira acadêmica, Monica Heilbron contribuiu com cerca de 150 artigos em periódicos, capítulos de livro e livros, 22 cartas geológicas em diferentes escalas, além de supervisionar mais de 160 trabalhos de conclusão, incluindo teses e dissertações, trabalhos de graduação e programas de pesquisa de pesquisadores pós-docs.

Lucas Alcântara
Assessoria de Comunicação (ASSCOM)
Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM)
asscom@cprm.gov.br
lucas.estevao@cprm.gov.br

  • Imprimir