Estudo sobre Potencial das Rochas Basálticas para Agrominerais é apresentado durante o VIII Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados

Terça-feira, 01 de novembro de 2022

Trabalho do Serviço Geológico do Brasil com rochas do Grupo Serra Geral no Estado de Goiás é destaque em evento

Liliane Lavoura Bueno Sachs  durante o VIII Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados

O estudo sobre ‘Potencial das Rochas basálticas do Grupo Serra Geral no Estado de Goiás Enquanto Agrominerais’ foi destaque durante o VIII Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados. O evento aconteceu de 17 a 20 de outubro, em Cuiabá/MT e reuniu pesquisadores, profissionais, estudantes e entusiastas interessados em vulcanismo atual e antigo, e em seus recursos minerais associados.

Representando o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), a geocientista Liliane Lavoura Bueno Sachs, apresentou o trabalho, realizado em parceria com as pesquisadoras Andrea Sander e Magda Bergmann. O estudo exibiu os dados preliminares da ‘Avaliação do Potencial Agromineral do Brasil: estado de Goiás’. O projeto objetiva localizar rochas que podem ser transformadas em remineralizadores de solos ou em outras formas de fertilizantes de solos, conforme a regulamentação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Segundo Liliane, “nem toda rocha pode ser classificada como remineralizadora. Para que isso ocorra, a rocha deve conter um mínimo de 9% de potássio, cálcio e magnésio em sua composição, além de não poder ter mais de 25% de quartzo. Sendo assim, a busca por rochas adequadas, tal qual a prospecção realizada pelo SGB-CPRM, é fundamental para o desenvolvimento brasileiro na produção de remineralizadores de solo”, explicou.

A avaliação consiste na caracterização química e mineralógica de rochas e pastas de mineração, bem como no levantamento da capacidade de produção de finos de britagem. Além disso, analisa qualitativa e quantitativamente rochas em frentes de lavra e pilhas de descartes. Para isso, segundo a pesquisadora, é necessário realizar um levantamento dos empreendimentos minerários com o potencial para produção de agrominerais.

O Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados é um evento científico nacional, promovido pela Sociedade Brasileira de Geologia, que reúne pesquisadores, profissionais, estudantes e entusiastas interessados em vulcanismo atual e antigo, e em seus recursos minerais associados.

Amanda Rosa