Quarta-feira, 15 de julho de 2020

Começa hoje (15) o evento 'e-mineração'; confira a participação da CPRM

Com inscrições além das expectativas, o 'e-mineração: Evento Virtual de Negócios' terá início nesta quarta-feira (15) com uma ampla programação voltada aos investidores, mineradoras e fornecedores de produtos e serviços. A iniciativa será realizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e contará com o apoio institucional do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), que apresentará oportunidades e palestras com temas pertinentes ao setor mineral.

A programação será completamente on-line, devido ao momento de pandemia. Inicialmente o 'e-mineração' teria duração de dois dias, 15 e 16 de julho, mas foi prolongado pelo IBRAM até a sexta-feira (17) em virtude do alto número de inscritos para a Rodada de Negócios. Os três dias serão de palestras técnicas, lives com temas de grande relevância para o setor, pitch de negócios para startups e um portal de negócios com informações sobre empresas e seus produtos e serviços, entre outras atividades, todas pela internet.

O diretor-presidente da CPRM, Esteves Colnago, participa amanhã da abertura do evento, às 10 horas, integrando o painel de abertura ao lado do diretor-presidente e do Conselho Diretor do IBRAM, Flávio Ottoni Penido e Wilson Brummer, do secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Alexandre Vidigal, e do diretor-executivo da Mineração Usiminas, Carlos Rezzonico.

Na programação de quarta-feira (15), às 12 horas, a pesquisadora Magda Bergmann participará do painel “Remineralizadores: Contribuição da mineração para sustentabilidade da agricultura”. Além dela, que há anos se dedica ao estudos sobre o assunto, participam também do debate o pesquisador Eder Martins, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e o executivo Daniel Alves Antunes, do Grupo Actualpar, que foi o primeiro do Brasil a registrar remineralizador e condicionador de solo. O painel será mediado pelo ex-ministro de Agricultura e atual presidente da Associação Brasileira de Milho (Abramilho), Alysson Paolinelli.

Divulgação Científica e PPI

No segundo dia do evento, às 14 horas, a CPRM apresentará aos investidores e demais participantes os detalhes dos leilões dos direitos minerários dos projetos Bom Jardim/GO (cobre) e Miriri/PE-PB (fosfato). A CPRM detém cerca de 330 processos minerários, divididos em 29 blocos. Entre eles, cinco foram qualificados no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Quem falará sobre o assunto é Leandro Guedes Bertossi, que é assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais da CPRM e preside a Comissão Especial de Licitação.

Encerrando a participação do Serviço Geológico do Brasil no 'e-mineração', os pesquisadores Andrea Sander e Dario Peixoto compartilharão os resultados do trabalho ao qual se dedicam na CPRM para implantar inovações na divulgação científica. A participação deles será no painel "Geologia decodificada: Comunicação Audiovisual em Geociências", que acontecerá às 16 horas.

Sobre o ‘e-mineração’ Para assistir as lives, basta fazer inscrição gratuita. O mesmo vale para as palestras técnicas e as apresentações das startups. A programação completa está disponível no site http://www.e-mineracao.com.br/. De acordo com o IBRAM, 20 mineradoras estão confirmadas para as Rodadas de Negócios, além de 485 fornecedores. Já são mais de 4,4 mil inscritos no evento.

Além da CPRM, o ‘e-mineração’ conta com o apoio institucional do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), do Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas (SINDIMAQ), da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas), do Sindicato das Indústrias Extrativas de Minerais Metálicos, Metais Nobres e Preciosos e Magnesita no Estado da Bahia (Sindimiba), do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra) e do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral).

Lucas Alcântara
Coordenador de Comunicação
Assessoria de Comunicação CPRM
lucas.estevao@cprm.gov.br
asscomdf@cprm.gov.br
  • Imprimir