Quarta-feira, 21 de julho de 2021

Café Geológico recebe Serviço Geológico da Suíça


O Café Geológico receberá, na próxima sexta-feira (23), às 10 horas, o Dr. Olivier Jacques Lateltin, chefe do Serviço Geológico da Suíça. O evento será transmitido na TVCPRM, no YouTube e haverá a emissão de certificados. Este Café Geológico tem como objetivo apresentar as iniciativas do governo federal Suíço para o uso sustentável, planejamento do meio ambiente, além de mostrar como as informações geológicas básicas desempenham um papel cada vez mais importante na sociedade.

Este episódio abordará como os geólogos estão envolvidos na proteção contra desastres naturais, planejamento e construção em alicerces estáveis, fornecimento sustentável de água potável, mobilidade na subsuperfície, fornecimento de recursos minerais, transição energética, depósito profundo para resíduos radioativos, bem como, aprimoramento da consciência da geologia sobre a futura exploração do subsolo para recursos minerais e energéticos, para armazenamento de resíduos, para construção de infraestruturas e para gestão de águas subterrâneas, fonte potencial para tensões sociais e políticas. Graças aos dados e modelos geológicos, usos conflitantes podem ser identificados em um estágio inicial e soluções adequadas para a sociedade podem ser encontradas.

O Café Geológico é um projeto idealizado pelo Departamento de Gestão Territorial (DEGET) com apresentação e mediação do pesquisador em Geociências Thiago Dutra dos Santos.

Sobre o palestrante
Dr. Olivier Jacques Lateltin é chefe do Serviço Geológico Suiço Swisstopo e membro da diretoria do escritório de topografia do Swisstopo. Formado em Geologia na Universidade de Friburgo, Oliver também conquistou seu doutorado (PhD) em ciências da terra na mesma universidade. Além disso o especialista também é pós-graduado em hidrogeologia na Universidade de Neuchâtel.

Em 1996, tornou-se Secretário-Geral da Plataforma Nacional de Perigos Naturais (PLANAT) e em 2001 Chefe da Seção de Riscos Geológicos e do Centro de Coordenação Federal para Mitigação de Riscos Sísmicos na Secretaria Federal de Meio Ambiente(FOEN).Entre Dezembro de 2006 e maio de 2011, foi Secretário Geral do Edifício Cantonal na Fundação de Prevenção de Seguros. Até 2019, Olivier Jacques Lateltin também foi professor na Universidade de Genebra por 20 anos (curso de pós-graduação CERG-C) e Vice-Presidente da EuroGeoSurveys (EGS, uma organização sem fins lucrativos que representa 37 Serviços Geológicos Nacionais na Europa).

Atualmente, ele é membro do Conselho Executivo da GEOTHERMIE Suisse, membro do grupo da Comissão Geofísica Suiça (SGPK) da Academia Suíça de Ciências, membro do CTI no Conselho do Programa do Centro de Competência Suíço para Pesquisa de Energia - fornecimento de Eletricidade (SCCER-SoE) e membro da Equipe de Resposta Rápida da Suíça Unidade de Ajuda Humanitária (SDC/FDFA). Ele também participa como representante federal em várias comissões especializadas nacionais e internacionais.

Renan Adnet

Assessoria de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil

renan.conceicao@cprm.gov.br

asscom@cprm.gov.br
  • Imprimir