Segunda-feira, 26 de julho de 2021

Café Geológico debate as relações entre Brasil e Japão para prevenção de desastres

O projeto Café Geológico receberá no dia 30 de julho, às 10h, o especialista em cooperação internacional na Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), Chiaki Kobayashi. Durante a palestra, o convidado apresentará as contribuições e iniciativas da JICA para o planejamento, uso e ocupação do território e a gestão de riscos geológicos na construção do desenvolvimento sustentável dos países em desenvolvimento.

O Café Geológico é um projeto idealizado pelo Departamento de Gestão Territorial (DEGET) com apresentação e mediação do Geólogo e Pesquisador em Geociências, Thiago Dutra dos Santos.

Sobre o palestrante
Chiaki Kobayashi é especialista em cooperação internacional na Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Ele tem uma vasta experiência em gestão de projetos em vários campos, como redução de risco de desastres, investimento público e privado, mobilidade urbana, cooperação triangular, gestão de resíduos sólidos e etc. em muitos países, especialmente na América Latina e países africanos de língua portuguesa. Ele também tem experiência profissional em redução de risco de desastres e trabalha há mais de 10 anos em muitos países como especialista em projetos.

Sua posição atual é responsável pela operação do projeto da JICA em Moçambique, onde tem uma das maiores operações do portfólio da JICA na África Subsaariana. Ele foi designado como representante do escritório da JICA Brasil desde 2010 a 2014, e então designado como coordenador regional da América Latina de 2014 a 2017. Durante esse período, ele trabalhou intensamente para redução do risco de desastres e projetos de cooperação triangular visando a América Latina e Portugal países africanos de língua oficial colaborando com instituições brasileiras.

Suas contribuições são amplamente reconhecidas pelo governo brasileiro e por organização internacional, e foram homenageadas com o prêmio Sasakawa pela UNISDR, Medalha de Defesa Civil Nacional do Governo Federal Brasileiro, Medalha de Inconfidência pelo Estado de Minas Gerais, Brasil.

Renan Adnet
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
renan.conceicao@cprm.gov.br
asscom@cprm.gov.br
  • Imprimir