Terça-feira, 18 de junho de 2019

CPRM e MCTer realizam atividades educativas e culturais em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro

 Os representantes da Rede Municipal de ensino visitaram a exposição “No Tempo dos Dinossauros do MCTer”
A programação da Semana do Desenvolvimento Sustentável, evento organizado pela Gerência da Educação Infantil (GEI) da Prefeitura do Rio de Janeiro, contou com ações educativas e culturais realizadas pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Museu de Ciências da Terra (MCTer). No dia 7/6, representantes da Rede Municipal de ensino participaram de uma palestra sobre as atividades desenvolvidas pela CPRM, que foi ministrada pelo diretor de Administração e Finanças, Juliano Oliveira, e pela chefe do DERID (Departamento de Relações Institucionais e Divulgação), Patricia Jacques. Em seguida, assistiram a uma palestra sobre sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apresentada pela coordenadora da Comissão Nacional de Sustentabilidade da CPRM, Ana Paula Petito. A atividade também incluiu uma visita à exposição “No Tempo dos Dinossauros”, no MCTer, conduzida pelo paleontólogo Rodrigo Machado. Todas as iniciativas foram realizada durante a Semana do Meio Ambiente.
 O paleontólogo do MCTer, Rodrigo Machado, contou aos visitantes a história do planeta Terra e das grandes extinções
Anualmente, a Prefeitura do Rio de Janeiro realiza uma jornada temática, cuja edição deste ano aborda os ODS. Na palestra, Petito explicou aos participantes a atuação da CPRM no que diz respeito a práticas sustentáveis e de que forma as ações da empresa atendem a cada objetivo. Além disso, apresentou o protótipo da Cartilha CPRM Sustentável. Segundo Petito, a resposta dessa apresentação por parte dos professores e gestores da GEI foi muito boa, eles se mostraram interessados pela temática e abordagem.
 Os visitantes deixaram registradas suas “marcas” na história da Terra
Durante a visita à exposição do Museu de Ciências da Terra, os participantes fizeram uma viagem lúdica pela história do nosso planeta, sendo envolvidos ativamente e contribuindo com a narrativa de grandes eventos de extinção na história do planeta. Ao fim da visita, a equipe da Prefeitura foi convidada a refletir sobre o legado que cada um estaria deixando. Eles registraram suas mensagens sobre sustentabilidade e suas “marcas” na Terra.

Rodrigo Machado explicou o objetivo da atividade relacionando-a à temática do encontro. “No momento em que se discute o desenvolvimento sustentável, a proposta do Museu foi mostrar que, ao longo da história, as mudanças climáticas e extinções possuíam causas naturais. E, pela primeira vez na história da Terra, essas transformações não são mais explicadas apenas por causas naturais”. Segundo ele, o debate atual é sobre o quanto os seres humanos interferem no planeta, sendo protagonistas do aumento da temperatura global, do degelo de geleiras, da extinção de espécies e das mudanças ambientais como um todo.

Para Bruno Rossato, professor de educação infantil e membro da GEI, a atividade no MCTer foi “uma linda reflexão”. Segundo Rossato, foi uma oportunidade para compreender a história do planeta e o quanto o ser humano ainda tem para percorrer.

Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento.


Lorena Amaro
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
(21) 2295-4641
lorena.costa@cprm.gov.br


  • Imprimir