Sexta-feira, 23 de abril de 2021

Brasil é candidato a sediar próxima assembleia de serviços geológicos ibero-americanos

Na tarde desta quinta-feira, aconteceu a reunião ordinária anual da ASGMI O presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), Dr. Esteves Colnago, levantou a possibilidade de o Brasil sediar, em 2022, a XXVII Assembleia Geral da Associação de Serviços de Geologia e Mineração Ibero-americanos (Asociación de Servicios de Geología y Minería Iberoamericanos - ASGMI). Colnago defendeu a proposta, na tarde desta quinta-feira (22/04), na XXVI assembleia ordinária anual da ASGMI, que transcorreu entre os dias 20 e 22/04.

Segundo Colnago, a assembleia de 2020 estava programada para ser realizada na cidade de Belo Horizonte (MG), o que não aconteceu devido à pandemia. O presidente manifestou seu desejo de que o próximo evento possa ser realizado em Brasília, dentro do ambiente das comemorações pelo bicentenário da Independência do Brasil e disponibilizou novamente o SGB-CPRM para apoiar a realização do encontro.

O diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB-CPRM, Marcio Remédio, foi indicado a membro do Conselho de Administração da ASGMI, passando a representar o Serviço Geológico do Brasil na diretoria da ASGMI. “É um grande orgulho para mim, pessoalmente e como geólogo, assumir um cargo representativo dentro desta importante instituição”, afirmou. Remédio agradeceu ao seu antecessor no cargo, José Leonardo Andriotti, também geólogo do SGB-CPRM, e ao presidente Esteves Colnago.

Durante a programação, a chefe do Departamento de Geologia do SGB, Lucia Travassos, foi uma das palestrantes, apresentando o tema: Mapeamento Geológico no Brasil: Contexto, estado da arte, perspectivas e procedimentos técnicos. Saiba quais os temas tratados pelos diversos serviços geológicos ibero-americamos na reunião aqui. Veja aqui a programação: XXVI Asamblea ASGMI_Agenda General_Final.pdf

A ASGMI visa o fortalecimento institucional, intercâmbio de experiências e cooperação internacional nas áreas e tarefas dos serviços geológicos, promovendo o conhecimento geocientífico e a valorização dos recursos minerais de interesse econômico.

O Serviço Geológico do Brasil é atuante em projetos em cooperação com outros membros da ASGMI. Em 2019, a Divisão de Hidrogeologia e Exploração do SGB-CPRM coordena a equipe de trabalho para o desenvolvimento do Mapa Hidrogeológico da América do Sul na escala 1:5 000 000. Alcides Aguirre, do Serviço Geológico Colombiano (SGC), e Javier Techera, da Direção Nacional de Mineração e Geologia (DINMIGE) do Uruguai assumiram as tarefas de coordenação adjunta.

Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Bettina Gehm
Renan Adnet
Janis Morais
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400
  • Imprimir