Brasil e França fortalecem diálogos sobre parceria na área de geociências

Quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Brasil e França fortalecem diálogos sobre parceria na área de geociências

Nesta quinta-feira (30), o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB) visitou a sede do Serviço Geológico Francês (BRGM), em Orléans, para aprofundar discussões sobre desenvolvimento de projetos


Os Serviços Geológicos do Brasil (SGB) e da França (BRGM) aprofundam diálogos sobre a parceria estratégica na área de geociências. Nesta quinta-feira (30), o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo, realizou uma visita à sede da instituição francesa, na cidade de Órleans, durante a missão internacional ao país. O objetivo foi conhecer as instalações e aprofundar as discussões sobre o desenvolvimento de projetos entre as duas instituições, de acordo com o estabelecido na carta de intenções assinada na segunda-feira (27).

A delegação brasileira, composta também pelo assessor de Assuntos Internacionais do SGB, Rafael Duarte, pelo chefe do Programa Urânio Brasil do SGB, Hugo Polo, e pelo secretário Pedro Brancante, responsável pelos temas de energia e mineração na embaixada do Brasil na França, teve a oportunidade de trocar experiências e conhecer as tecnologias utilizadas pelo Serviço Geológico da França.

“Essa aproximação institucional é muito importante para os países. Tivemos a oportunidade de conhecer inovações, entender o modelo de negócios e também compartilhar a nossa atuação”, afirmou Inácio Melo. Segundo o diretor-presidente, a união de forças entre o SGB e o BRGM é fundamental para “impulsionar a produção de conhecimento geocientífico, ampliar os projetos e criar soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável”.

As equipes do SGB e do BRGM realizaram reunião para alinhar os próximos passos da parceria internacional que pretendem estabelecer. Está previsto o início das atividades remotas para a construção do acordo de cooperação, bem como a definição de planos de trabalho. O assessor de Assuntos Internacionais explicou: “Buscamos estabelecer uma cooperação que permita transferência de tecnologias, formação de competências e capacitação de pessoal, mas principalmente o desenvolvimento conjunto de conhecimentos que sejam importantes e necessários para promover o bem estar das populações, nas áreas que são de competência das instituições”.


Durante a visita, Duarte apresentou os projetos desenvolvidos pelo SGB, com ênfase nas pesquisas sobre minerais críticos para a transição energética. A delegação também teve a oportunidade de conhecer um dos novos laboratórios do BRGM, onde é realizado o reaproveitamento de resíduos e rejeitos utilizando técnicas e equipamentos comuns à atividade de mineração.

Missão à França

Nesta semana, a equipe do SGB esteve em Missão à França para compor a delegação brasileira que participa da World Nuclear Exhibition/Exposição Nuclear Mundial (WNE), em Paris. Esse evento internacional reúne líderes da indústria nuclear, instituições, pesquisadores e profissionais para discutir o futuro da energia nuclear civil.

Em visita aos stands, o diretor-presidente do SGB, o assessor de Assuntos Internacionais e o chefe do Programa Urânio Brasil tiveram a oportunidade de articular parcerias e conhecer novas tecnologias que podem otimizar os trabalhos no Brasil. “O que mais me chamou a atenção foram as novas tecnologias utilizadas em leitores de radiação, que são cada vez menores. Com isso, podem ser instaladas em drones para aquisição de dados com alta precisão e detalhamento”, relatou o pesquisador Hugo Polo.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir