Mapa Hidrogeológico do Brasil ao Milionésimo

Mapas hidrogeológicos podem ser elaborados de duas maneiras bastante distintas: como produto de um mapeamento específico, no qual os dados são gerados no próprio estudo, ou como uma síntese temática de dados, mapas e relatórios já existentes.

O Mapa Hidrogeológico do Brasil ao Milionésimo, lançado pelo Serviço Geológico do Brasil - CPRM, foi elaborado a partir do agrupamento e da análise e utilização dos dados geológicos, hidrogeológicos, hidrológicos, dentre outros já existentes no país. Tem por finalidade apresentar uma síntese da hidrogeologia nacional.

A CPRM é detentora do maior acervo de dados geológicos, hidrológicos e hidrogeológicos do país, fruto do intenso trabalho de mapeamento geológico desenvolvido em todo o território nacional, aliado às suas ações na operação da Rede Hidrometeorológica Nacional - RHN, na alimentação do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas - SIAGAS, além da operação da Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas - RIMAS, constituindo uma bem planejada rede de monitoramento de águas subterrâneas, já implantada e em processo de contínua expansão.

Nada mais natural, então, que partisse da CPRM a iniciativa de sintetizar essas informações cartograficamente, de modo a permitir uma ampla visão da ocorrência das águas subterrâneas no Brasil. O caráter pioneiro da CPRM nessa área, aliás, já é corriqueiro, visto ter produzido, individualmente ou em parceria: o Mapa Hidrogeológico do Brasil (CPRM/DNPM, 1983) e o Mapa Hidrogeológico da América do Sul (CPRM/DNPM/UNESCO, 1986), ambos na escala de 1:5.000.000; além do Mapa de Integraccion Hidrogeologica de la Cuenca del Plata y Áreas Adyacentes (CPRM/UNESCO, 2001 – 1:2.500.000), do Mapa Hidrogeológico do Rio Grande do Sul (CPRM/GOVERNO RS - 1:750.000), do Mapa de Águas Subterrâneas do Estado de São Paulo (CPRM/DAEE/IG/IPT – 1:1.000.000) e do Mapa de Domínios e Subdomínios Hidrogeológicos do Brasil (CPRM, 2007 – 1:2.500.000).

Esse novo produto representa um notável avanço na cartografia hidrogeológica do Brasil. Sua elaboração foi feita em ambiente de sistema de informações geográficas (SIG), permitindo contínua atualização, estritamente em consonância com as normas internacionais de cartografia hidrogeológica. Seu caráter pioneiro novamente é ressaltado ao utilizar e ao mesmo tempo propor uma nova metodologia, a qual, se espera, seja adotada em todo o país.

Este produto está disponível para consulta e download de arquivos vetoriais no GeoSGB e no SIAGAS.



  • Imprimir