Ouvidoria
Entre em contato com a Ouvidoria caso deseje enviar reclamação, denúncia, sugestão ou elogio sobre o Serviço Geológico do Brasil - CPRM.
A Ouvidoria da CPRM é o canal de comunicação que tem como função acolher e processar reclamações, denúncias, sugestões e elogios dos mais diversos públicos da CPRM. É um importante instrumento de controle social dentro da estrutura organizacional e uma valiosa ferramenta de gestão.
Formas de Contato
A Ouvidoria garante total sigilo de sua identidade, assim como confidencialidade de qualquer assunto que for conosco tratado.
Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal
- Pessoalmente ou por carta:
Avenida Pasteur, 404
4º andar – Sala 1414
Urca – Rio de Janeiro /RJ.
CEP.: 22290-255 - Por telefone:(21) 2546-0370
- Por e-mail: ouvidoria@cprm.gov.br
Nossos Princípios
Conheça os princípios nos quais a Ouvidoria baseia suas atividades.
- Ética - A Ouvidoria da CPRM entende a postura ética como único caminho para sua legitimação enquanto instância efetiva de comunicação entre a sociedade e a CPRM, promovendo uma relação dialógica franca, facilitando a participação social nos processos corporativos e contribuindo para maior transparência das ações institucionais.
- Autonomia - A Ouvidoria da CPRM possui autonomia de ação e, desta forma, planeja e desenvolve suas atividades de maneira independente e sem ingerências.
- Transparência - Ao propor uma comunicação franca e de fato dialógica, a Ouvidoria da CPRM se compromete com a verdade e com a abertura da instituição para a sociedade.
- Impessoalidade - O trabalho da Ouvidoria tem como finalidade o interesse público e, desta forma, não diferencia as pessoas, dando a todos o mesmo tratamento e direcionando a resolução das demandas de forma sempre imparcial.
- Confidencialidade - É nosso compromisso garantir ao cidadão que nos procura confidencialidade do assunto trazido ao nosso conhecimento, assim como total sigilo da identidade do manifestante.
Sobre a Ouvidoria
Veja abaixo as dúvidas mais frequentes.
Para que serve a Ouvidoria?
A Ouvidoria do Serviço Geológico do Brasil busca promover a satisfação do usuário, a partir da abertura da empresa para uma comunicação direta e dinâmica com vistas ao acolhimento responsável de reclamações, denúncias e sugestões. Consequentemente, contribui para o aperfeiçoamento constante dos processos, produtos e serviços da Companhia, percebendo nas críticas valiosas oportunidades de melhoria.
Qual o papel da Ouvidora?
A Ouvidora atende ao cidadão, procurando analisar e entender suas reclamações e sugestões, a fim de satisfazer as suas expectativas. Busca proteger os direitos individuais, agindo dentro da instituição a partir do contato direto com sua cúpula na busca de soluções para os casos concretos que se reflitam em melhorias no processo empresarial, evitando a repetição de erros.
Como funciona o trabalho da Ouvidoria?
Todas as manifestações recebidas são devidamente protocoladas e passam a constar em nossos arquivos sob um número específico, que é fornecido ao manifestante logo num primeiro momento. Cada manifestação é, então, analisada pela Ouvidora que, a partir daí, articula-se com as áreas internas pertinentes, cobrando soluções e buscando uma resposta que julgue ser satisfatória para o cidadão que nos procurou, no menor tempo possível. A Ouvidoria busca promover não apenas a satisfação da pessoa que trouxe a manifestação, mas melhoria nos processos internos da empresa, o que se reflete em satisfação para todos os usuários do serviço público.
Quem pode entrar em contato com a Ouvidoria?
Qualquer pessoa que tenha interesse pode manifestar-se junto à Ouvidoria do Serviço Geológico do Brasil. Recomendamos apenas que o interessado busque antes atendimento junto aos canais primeiros de comunicação que a CPRM dispõe.
Posso entrar em contato com a Ouvidoria sem me identificar?
Denúncias anônimas serão apuradas desde que contenham dados e informações suficientes que permitam uma adequada investigação.
Equipe da Ouvidoria
-
Júlio Fernandes Lima – Ouvidor
Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela UERJ, Júlio Fernandes Lima também é formado em Letras, com licenciatura em Inglês, pela Universidade Estácio de Sá, e tem pós-graduação lato-sensu em Tradução de Inglês pela Faculdade Gama Filho. Ingressou no Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em 2010 como relações-públicas. Já trabalhou em diversas instituições públicas, como Petrobrás, Telerj e Prefeituras de Queimados e Mesquita.
E-mail: julio.lima@cprm.gov.br
- Cinara Santos da Silva - Ouvidora Assistente
Graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela PUCRS, Cinara Santos é mestre em Psicanálise e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida e especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Possui certificação em Ouvidoria pela ENAP.
E-mail: cinara.santos@cprm.gov.br
- Antônio Tomé Ribeiro Miranda dos Santos - Analista em Geociências
Graduado em Administração, com ênfase em indústria, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow - CEFET-RJ, Antônio Tomé é mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá.
E-mail: antonio.miranda@cprm.gov.br
- Secretária
Cecília Quaresma Guimarães de Castro - E-mail: cecilia.castro@cprm.gov.br
- Estagiárias
Júlia Melo Marini - E-mail: julia.marini@cprm.gov.brr
Ouvidoria em Números
Os relatórios da Ouvidoria da CPRM são resultado da coleta e do processamento dos dados das manifestações cadastradas na Plataforma Fala.Br e do "Painel Resolveu?", que reúne informações sobre denúncias, sugestões, solicitações, reclamações, elogios e pedidos de simplificação que a CPRM recebe diariamente pelo Fala.Br.
O Painel Resolveu? é uma ferramenta que permite pesquisar, examinar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa.
Criado pela Controladoria-Geral da União (CGU), o painel visa dar transparência e fornecer dados que ajudem os cidadãos no exercício do controle social. Acesse o Painel Resolveu? no endereço http://paineis.cgu.gov.br/resolveu/index.htm.
- Relatório Anual 2021
- Relatório Anual 2020
- Relatório Anual 2019
- Relatório Anual 2018
- Relatório Anual 2017
- Relatório Anual 2016