Serra do Rio do Rastro

Mapa Geológico da Região da Serra do Rio do Rastro - Orleans

Fonte: Castro, J.C.; Bortoluzzi, C.A.; Caruso Jr., F.; Krebs, A.S. (1994)

A Serra do Rio do Rastro acha-se ligada a muitos aspectos históricos, econômicos e turísticos da região de Orleans - Lauro Müller, onde o nome de diversos de seus topônimos tornou-se bastante familiar aos geólogos brasileiros, por terem passado a designar unidades estratigráficas de ampla distribuição na Bacia do Paraná, como a própria Formação Rio do Rasto, e os topônimos dos rios Bonito e Passa Dois, as localidades de Guatá e Palermo, alémde outras designações como Tubarão e Estrada Nova.

A estrada que percorre a Serra é um trecho da rodovia SC-438, que, partindo de Tubarão, próximo ao litoral de Santa Catarina, e passando por Orleans, Lauro Müller, Bom Jardim da Serra e São Joaquim, chega até Lages, no planalto catarinense.

A relação da região com o setor mineral brasileiro data de 1841, quando a presença de "carvão de pedra" foi constatada por técnicos e cientistas brasileiros e estrangeiros em missão do Governo Imperial Brasileiro. Em 1903, o então Governador Vidal Ramos inaugura uma estrada que partindo da atual localidade de Lauro Müller, permite o acesso até São Joaquim e Lages (a "Estrada Nova").

(Fonte da informação: Prefeitura Municipal de Lauro Müller)

Galeria de fotos

Foto Coleção Varlei Mariot
Foto Coleção Varlei Mariot
Foto Wilson Wildner
Foto Varlei Mariot
(Fonte da informação: Prefeitura Municipal de Lauro Müller)
Vistas Gerais da Serra do Rio do Rastro

No início dos anos 80, a rodovia SC-438, que percorre a Serra, foi pavimentada e, posteriormente, no trecho do aclive mais espetacular, iluminada.

Foto Varlei Mariot (2002)
Foto Varlei Mariot
Foto Varlei Mariot
Foto Prefeitura Municipal de Lauro Müller