Apresentação

Uma das prioridades do Serviço Geológico do Brasil - CPRM, tem sido produzir, coletar, organizar e disponibilizar a informação geológica do território nacional.

É pois, com satisfação que, dentro deste escopo, a Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial entrega à comunidade das geociências brasileira e internacional, esta coletânea de dados sobre a Coluna White, designação pela qual se tornou conhecido o que constitui um marco histórico na evolução do conhecimento da geologia no Brasil, e que se acha agora prestes a completar um século de sua realização.

O significado do trabalho de White e seus colaboradores, executado entre 1904 e 1906 na região da Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, é da maior relevância para a estratigrafia da Bacia do Paraná, tendo lançado um embasamento científico que permanece atualizado.

O roteiro geológico ilustrado neste trabalho, além de apresentar a rara peculiaridade de estar demarcado no terreno, ao longo da rodovia SC-438, por um conjunto de 17 marcos de concreto descritivos das feições mais características da geologia no local, propicia uma excepcional rota geoturística no cenário nacional e internacional, pela exuberância da suas paisagens, riquezas naturais e condições favoráveis de acesso e alojamento. Esta seção constitui um dos melhores registros mundiais da seqüência gonduânica, embasando litoestratigraficamente a teoria da deriva continental - um importante evento da evolução do nosso Planeta - através da comparação com unidades cronocorrelatas do sul do continente africano.

Com o lançamento deste produto, a CPRM homenageia o consagrado geólogo Israel Charles White e pretende subsidiar com informações geocientíficas as entidades envolvidas com o geoturismo que já acontece na região.

Thales de Queiroz Sampaio

Diretor de Hidrologia e Gestão Territorial