1 / 6
2 / 6
3 / 6
4 / 6
5 / 6
6 / 6

Calha do rio Guapimirim suscetível a eventos de enxurrada no sopé da serra dos Órgãos. Leito recoberto de seixos e matacões arredondados, em típico canal de sopé da escarpa. Ambiente de alta energia junto ao sitio urbano de Guapimirim.
Vasta planície aluvial do rio Macacu no sopé da Serra do Mar. Rodovia RJ-116, nas cercanias do sítio urbano de Cachoeiras de Macacu.
Mirante do alto do morro da Viração a 270 metros de altitude com visada para oeste, apresentando uma belíssima visão dos bairros de Charitas e Jururuba, da entrada da Baía de Guanabara e, ao fundo, a espetacular silhueta dos diversos picos da cidade do Rio de Janeiro. Parque da Cidade, município de Niterói.
Sitio arqueológico pré-colombiano (sambaqui) situado em duna móvel defronte à planície lagunar de Itaipu. Ao fundo, relevo serrano do maciço costeiro de Niterói (serra de Cantagalo). Duna Grande de Itaipu, município de Niterói.
Vista panorâmica da praia de Itacoatiara, a partir do lajedo. Ao fundo, ressalta-se a Pedra do Elefante e o costão de Itacoatiara. A conformação peculiar da Pedra do Elefante denota o papel da rede de fraturamento na erosão diferencial e esculturação dos maciços graníticos. Pedra do Pampo, Itacoatiara, município de Niterói.
Vasta planície fluviomarinha em zona intermaré do baixo vale do rio Macacu, próximo ao recôncavo da Baía de Guanabara. Vegetação de manguezal. Rodovia BR-493, entre as localidades de Manilha e de Magé, município de Guapimirim.