Gestão da Informação Hidrogeológica

Na Gestão das Informações Hidrogeológicas destaca-se o Sistema de Informações de Águas Subterrâneas - SIAGAS, acervo dos poços existentes no Brasil, o qual conta com a parceria, na sua alimentação, dos órgãos gestores e intervenientes em recursos hídricos dos estados da federação.

O SIAGAS tem como objetivo: coletar, consistir, armazenar e disponibilizar dados e informações hidrogeológicas georreferenciadas - inicialmente para dar suporte à elaboração de mapas hidrogeológicos e, posteriormente, para atender às demandas dos usuários oriundos da área de recursos hídricos e correlatas. O sistema apresenta mecanismos que facilitam a coleta, a consistência e o armazenamento de dados hidrogeológicos, atuando de forma articulada com os órgãos gestores estaduais e as empresas parceiras (públicas e privadas).

Representa um importante instrumento de apoio à decisão, com a missão de: dar subsídios a pesquisa, estudo e projetos de hidrologia e hidrogeologia desenvolvidos pelo Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM, no âmbito de sua atuação; formar uma base de dados nacional de poços, para subsidiar a Política Nacional de Recursos Hídricos; fornecer informações para tomada de decisão visando ao aumento da oferta hídrica e servir de instrumento para a gestão dos recursos hídricos subterrâneos.

Com sistema interativo e totalmente aberto ao público, o SIAGAS permite acesso a dados cadastrais, construtivos, geológicos, hidrogeológicos, testes de bombeamento e análises químicas de diversos poços por todo o território nacional.



Veja Também


Contato e Informações

Valmor Freddo
E-mail: valmor.freddo@sgb.gov.br


  • Imprimir