Plano Diretor de Mineração da Região Metropolitana de Porto Alegre (RS)

Plano Diretor de Mineração da Região Metropolitana de Porto Alegre (RS)

Iniciado em 2002 e conduzido com recursos institucionais, o Plano Diretor de Mineração da Região Metropolitana de Porto Alegre (RS) teve como objetivo contribuir com as prefeituras que compõem a região metropolitana de Porto Alegre para o planejamento e a regulação da ocupação do solo, visando ao desenvolvimento sustentável da atividade de mineração e à eliminação de conflitos de uso do espaço metropolitano.

Em 2004, o projeto foi concluído com a estruturação do Banco de Dados Informatizado do Cadastro Mineral de toda a região metropolitana; com 513 registros de pedreiras, cavas e minas (em atividade, paralisadas ou abandonadas); contemplando 31 municípios; abrangendo uma área aproximada de 9.825 km²; com uma população de 3 milhões e 500 mil habitantes.

Os resultados incluem também a indicação de fontes de materiais de emprego na construção civil para beneficiar a edificação de casas populares, diminuindo o déficit habitacional da região e contribuindo para o Programa de Subsídios à Habitação de Interesse Social.

Foram produzidos, acompanhados dos respectivos relatórios, os seguintes mapas: Cadastro Mineral, Geológico Integrado, Potencial Mineral, Sistemas Aquíferos e Jazidas de Carvão Mineral. O conjunto de informações geradas pela CPRM constitui um valioso acervo para a implantação do Plano Diretor de Mineração da Região Metropolitana de Porto Alegre.

  • Imprimir