SUREG/PA - Hidrogeologia

SUREG/PA - Hidrogeologia

Desde sua criação, a Superintendência Regional de Porto Alegre - SUREG/PA muito tem contribuído para o estudo, o aproveitamento e a preservação da água subterrânea no sul do país.

De 1970 a 1973, desenvolveu o Projeto Hidrogeologia da Fronteira Sudoeste do Rio Grande do Sul, constituído de mapeamento geológico, mapa hidrogeológico e mapa hidroquímico (todos na escala 1:250.000) de aproximadamente 65 mil km², abrangendo 18 municípios, com destaque para Uruguaiana, Sant'Ana do Livramento, Bagé, Alegrete e São Gabriel.

A partir de 1983, implantou o Projeto Estudo da Vulnerabilidade à Contaminação dos Mananciais Subterrâneos Decorrente da Extração do Carvão Mineral, tendo sido determinadas detalhadamente as características das águas subterrâneas e superficiais contaminadas por lavra de carvão em Siderópolis (SC) e Candiota (RS).

Os trabalhos subsequentes foram dirigidos primordialmente ao mapeamento de potencialidades hídricas subterrâneas, tais como: Previsão de Recursos Hídricos Subterrâneos da Folha Santa Maria; Mapas Hidrogeológicos das Folhas Porto Alegre, Pedro Osório e Criciúma; e Potencial Hidrogeológico dos Municípios de Nova Hartz, Estância Velha e Criciúma; acrescentando-se trabalhos em nível de consultoria para o Estado, municípios e clientes privados.

Nas décadas de 80 e 90, a Superintendência Regional de Porto Alegre construiu mais de 150 poços para captação de água subterrânea, num total de quase 15 mil metros perfurados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina para múltiplas finalidades, incluindo abastecimento humano, industrial e agrícola.

Dada a qualificação e a experiência de seu corpo técnico, a CPRM é constantemente acionada pelos mais variados segmentos da sociedade para prestar serviços de consultoria e aconselhamento sobre água subterrânea. Atualmente, desenvolve três projetos nesta área:
  • Projeto Sistema de Informações sobre Águas Subterrâneas - SIAGAS: realiza o cadastramento de pontos de água (poços tubulares, escavados e fontes) no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, para formação de um banco de dados. Em 12 de dezembro de 2006, o projeto já dispunha de 16.922 pontos inventariados, sendo 16.604 no Rio Grande do Sul e 5.318 em Santa Catarina.

  • Projeto Oeste de Santa Catarina - PROESC: O PROESC, resultado de um convênio firmado entre a CPRM e o Governo do Estado de Santa Catarina, abrangeu 23,56% do território daquele estado. Essa área possui sua economia calcada principalmente na agroindústria, representada pelas grandes empresas do setor de avicultura e suinocultura, que dependem muito das águas subterrâneas.

    O principal objetivo do PROESC foi avaliar a situação dos recursos hídricos subterrâneos da região, destacando suas condições hidrogeológicas, sua potencialidade, a qualidade físico-química das águas subterrâneas e os aspectos construtivos dos poços tubulares. Para atingir tal meta, foram realizados estudos multidisciplinares de mapeamento geológico, cadastramento de 2.840 poços tubulares, estudos hidrológicos, climatológicos e hidroquímicos.

    A conclusão do Projeto e o lançamento do relatório técnico ocorreram em 2003. Como resultado parcial do PROESC, foi lançado, em 14 de dezembro de 2001, na Sala do Colegiado do Palácio do Governo em Florianópolis, o caderno técnico Captações de Água Subterrânea no Oeste de Santa Catarina. Nesse caderno, são destacados aspectos relativos aos poços de água, como suas características construtivas, produtividade, métodos de perfuração, vazões, aquíferos captados e usos da água. Também são fornecidas diretrizes gerais para projetos e construções de novos poços tubulares.

    A conclusão do Projeto Oeste de Santa Catarina colocará à disposição do poder público, de empresários, de profissionais do setor e da comunidade em geral um instrumento para o planejamento e a execução de uma política de gerenciamento e gestão dos recursos hídricos subterrâneos do oeste catarinense.

    As informações sintetizadas do projeto acham-se disponibilizadas em mídia magnética (CD-ROM), contendo um relatório e os 16 mapas que o integram, em formato PDF. Acesse em Relatórios e Mapas.

  • Projeto Identificação das Alternativas Possíveis e Prováveis para a Regularização das Vazões do Rio Gravataí - estudo hidrológico e hidrogeológico na Bacia do Rio Gravataí, visando à regularização de vazões e escolha de melhores locais de barramentos. É feito através de contrato firmado entre CPRM, Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS e Divisão de Recursos Humanos do Governo do Rio Grande do Sul; e está em fase de conclusão.

  • Carta Hidrogeológica do Projeto Mapa de Integração Geológica, Hidrogeológica e de Recursos Minerais da Bacia do Prata e Áreas Adjacentes, em escala 1:2.500.000 - programa internacional de mapeamento dos serviços geológicos do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. O projeto está concluído e seus produtos foram apresentados no Congresso Latino-Americano de Geologia, realizado em Montevidéu, em novembro de 2001.

  • Projeto Mapa Hidrogeológico do Rio Grande do Sul - Escala 1:750.000 - a CPRM e a Divisão de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SEMA assinaram contrato para implantação de um banco de dados e confecção de uma carta hidrogeológica do Estado do Rio Grande do Sul. O Projeto foi executado e o mapa foi lançado em janeiro de 2006, já estando disponível para os interessados.

Se você, construtor ou contratante, tiver qualquer dúvida sobre poço d’água - projeto; licitação; locação; problemas de perfuração, vazão e qualidade da água; direitos do proprietário à luz do Código de Defesa do Consumidor etc. -, ligue para nós. Contamos com profissionais com mais de 30 anos de experiência no ramo, que atuaram até no sertão nordestino, e teremos o máximo prazer em orientá-lo gratuitamente, por telefone - (51) 3406-7300 - ou pessoalmente - em nosso escritório, na Rua Banco da Província, 105, em Porto Alegre.
  • Imprimir