Geologia Marinha

A Divisão de Geologia Marinha - DIGEOM desenvolve atividades de pesquisa na Zona Costeira (ZC), na Plataforma Continental Jurídica Brasileira (PCJB) e em regiões oceânicas internacionais (AREA). Seu propósito é produzir informações geológicas e oceanográficas, de caráter técnico e ambiental, necessárias para subsidiar a tomada de decisão por parte de empresas, públicas e privadas, e de órgãos governamentais brasileiros. Contribui, dessa forma, para o desenvolvimento de atividades de exploração mineral e para a gestão ambiental da zona costeira, da PCJB e de áreas internacionais adjacentes.

O papel da DIGEOM é a condução de pesquisas em consonância com as diretrizes gerais preconizadas na Política Nacional para os Recursos do Mar – PNRM, cuja finalidade é "orientar o desenvolvimento das atividades que visem à efetiva utilização, exploração e aproveitamento dos recursos vivos, minerais e energéticos do Mar Territorial, da Zona Econômica Exclusiva e da Plataforma Continental".

A materialização dessa política reside na implementação de ações que se encontram inseridas em três grandes programas instituídos pela Comissão Interministerial para os Recursos do Mar - CIRM. São eles: Programa de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC), Programa de Avaliação da Potencialidade Mineral da Plataforma Continental Jurídica Brasileira (REMPLAC) e Programa de Prospecção e Exploração dos Recursos Minerais da Área Internacional do Atlântico Sul e Equatorial (PROAREA).

O objetivo do LEPLAC é estabelecer o limite exterior da Plataforma Continental Estendida, além das 200 milhas, com base na aplicação dos critérios do artigo nº 76 da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM). O REMPLAC foi criado por meio da Resolução nº 004/97 da CIRM para identificar a potencialidade dos recursos minerais marinhos da Amazônia Azul. Já o PROAREA tem o propósito de identificar e avaliar a potencialidade mineral de áreas marítimas localizadas fora da jurisdição nacional que tenham importância econômica e político-estratégica para o Brasil.

Dentro desse contexto, a DIGEOM tem como atribuição desenvolver projetos que atendam às demandas da sociedade brasileira relativas ao conhecimento geológico, oceanográfico e ambiental, além de avaliação da potencialidade mineral da Plataforma Continental Jurídica Brasileira (PCJB), zona costeira e das áreas oceânicas adjacentes do Atlântico Sul e Equatorial.

Programas e Projetos

Programa Oceanos, Zona Costeira e Antártica

Zona Econômica Exclusiva - ZEE e Zona Costeira - ZC

  • Projeto Plataforma Rasa do Brasil: tem como objetivo geral avaliar a potencialidade mineral das porções mais rasas da plataforma continental e zona costeira adjacente, identificando e detalhando áreas de relevante potencialidade mineral. Igualmente, objetiva-se efetuar o monitoramento dessas áreas através de levantamentos geológicos, geofísicos, biológicos e oceanográficos, gerando dados sistemáticos e temáticos que contribuam para as atividades de pesquisa e contemplem o desenvolvimento tecnológico e as inovações aplicadas à exploração de recursos minerais.
  • Projeto de Prospecção e Exploração de Depósitos de Fosforitas Marinhas na PCJB: tem como objetivo o levantamento de dados geofísicos e oceanográficos e a coleta de amostras geológicas, com ênfase na pesquisa de depósitos de fosforita na região da Plataforma de Florianópolis e no Terraço de Rio Grande. Busca-se atender às necessidades de conhecimento geológico do fundo marinho para realizar a avaliação dos seus recursos minerais, suas correlações com questões ambientais, além de manejo e gestão integrada.
  • Projeto de Prospecção e Exploração de Recursos Minerais na Elevação do Rio Grande - PROERG: está inserido no PROAREA e tem a finalidade de mapear os depósitos de Crostas Ferromanganesíferas Ricas em Cobalto (CFRC) na Elevação do Rio Grande (ERG). Paralelamente, outros possíveis bens minerais são investigados, sendo realizados levantamentos de informações necessárias para desvendar a evolução geológica e paleoceanográfica, além dos dados geológicos e geofísicos que subsidiam as submissões de extensão da Plataforma Continental Jurídica Brasileira (PCJB) à Comissão dos Limites da ONU.
  • Projeto de Prospecção e Exploração de Sulfetos Polimetálicos da Cordilheira Meso-Atlântica – PROCORDILHEIRA: tem por objetivo identificar locais de ocorrência de fontes hidrotermais próximas às regiões de espalhamento da crosta oceânica, notadamente sobre o eixo da dorsal mesoatlântica equatorial, e as falhas transformantes associadas. As fontes hidrotermais estão associadas a ocorrências de sulfetos polimetálicos maciços (SPMs), com teores importantes de zinco, chumbo e metais preciosos (ouro e platina). Ademais, a fauna associada às fontes hidrotermais possui um potencial biotecnológico nas áreas farmacológica e cosmética.

Projetos em Destaque

Disponíveis no Repositório Institucional de Geociências - RIgeo.

Produtos


Contato e Informações

Valter Rodrigues Santos Sobrinho
Chefe da Divisão de Geologia Marinha – DIGEOM
E-mail: valter.sobrinho@sgb.gov.br

  • Imprimir