Novo diretor-geral da Agência Nacional de Mineração tomou posse em cerimônia que contou com a participação de autoridades do setor mineral

Segunda-feira, 05 de dezembro de 2022

Novo diretor-geral da Agência Nacional de Mineração tomou posse em cerimônia que contou com a participação de autoridades do setor mineral

Reforçando a parceria com a ANM para o fortalecimento do setor mineral e da sociedade, Cassiano Alves, diretor-presidente, esteve no evento representando o Serviço Geológico do Brasil, junto à diretora de Hidrologia e Gestão Territorial, Alice Castilho, e ao diretor de Geologia e Recursos Minerais, Marcio Remédio

O diretor-presidente do SGB, Cassiano Alves, durante a Solenidade de Posse, acompanhado do novo diretor-geral Mauro Sousa, e da secretária de Geologia, Mineração e  Transformação Mineral do MME, Lilia Mascarenhas

O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), Cassiano Alves, participou, nesta segunda-feira (05), às 11h, da Solenidade de Posse do novo diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Sousa. A cerimônia aconteceu em no auditório do Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília, com transmissão via canal da ANM no Youtube. O evento também contou com a presença da diretora de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Alice Castilho, e do diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM), Marcio Remédio.

Na ocasião, as autoridades presentes destacaram a importância de fortalecer o setor mineral e energético do país, alinhado ao contexto mundial de transição energética, minerais estratégicos e mineração sustentável.

Mauro Sousa abordou que alguns dos principais desafios no setor mineral e energético são a atualização do aparato legal e de normas da área, não restritos apenas ao Código Mineral. Além disso, convidou as entidades públicas a participarem de ações que fortaleçam a estrutura da ANM.

“Seria importante alterar a percepção acerca do setor mineral, para que a mineração seja reconhecida pela sociedade como necessária e fundamental para o desenvolvimento econômico e social; como também para o bem estar social”, avaliou o diretor, indicando, também, a possibilidade de criação de um ambiente de negócios pautado na previsibilidade e na segurança jurídica.

A secretária de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Lilia Mascarenhas, reforçou a importância da presença das autoridades ligadas ao setor, destacando, ainda, a parceria com o Serviço Geológico do Brasil. “Um setor forte só se faz com uma agência forte, e, para construí-la, precisamos da união de todos nós, por isso eu destaco a presença dos que aqui estão e que representam a mineração no Brasil”, salientou.

Mauro Sousa atua, principalmente, nas áreas do Direito da Energia, Minerário, Administrativo, Constitucional, do Meio Ambiente, e de questões de natureza socioambiental. Advogado da União, em exercício na consultoria do Ministério de Minas e Energia desde 2005, atuou, entre 2008 e 2010, como consultor jurídico e na coordenação do Marco Regulatório do Pré-Sal. No setor público, para além do Ministério Público da União e do MME, passou pelo Instituto Nacional de Previdência Social e pela Caixa Econômica. É membro do conselho da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional.

Participaram da Solenidade: o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida; seu antecessor na Pasta, o Almirante Bento Albuquerque; o diretor-geral substituto da ANM, Guilherme Santana Lopes Gomes; o embaixador da Austrália, Grant Morrison; e o ex-ministro do MME, Edson Lobão.

Maria Alice dos Santos
Serviço Geológico do Brasil SGB- CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir