Balanço Social 2021

Balanço Social 2021


Em 17 de julho de 1969, na carta de exposição de motivos para a criação da Companhia de Recursos Minerais - CPRM, o então ministro de Minas e Energia, Antônio Dias Leite Júnior, escreveu ao então presidente da República, Arthur da Costa e Silva, a seguinte justificativa: "A mineração no Brasil encontra-se em atraso em relação a outros setores de atividade econômica. A produção mineral do nosso país é também reduzida quando comparada a de outros países de grande área territorial. No balanço de pagamento com o exterior, o valor dos bens minerais importados é superior ao dos exportados".

É com grata satisfação que informamos que a criação da CPRM há 53 anos foi um marco para o setor mineral brasileiro. Desde 1994, tem atribuiçôes de Serviço Geológico do Brasil - SGB e contribui, em conjunto com diversas instituições públicas e privadas, para o impacto positivo e crescente do setor mineral na balança comercial brasileira.

Em 2021, o setor mineral foi responsável por cerca de 80% do saldo comercial brasileiro, com registro de saldo comercial mineral (diferença entre exportação e importação de minérios) de quase US$ 49 bilhões.

Adicionado ao desenvolvimento do setor mineral, os programas e projetos desenvolvidos pelo SGB/CPRM atendem diversas metas dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas - ONU, integrando de maneira equilibrada as três dimensões da sustentabilidade - econômica, social e ambiental -, pois:

  • Ampliam o desenvolvimento social em âmbito nacional e regional;
  • colaboram diretamente com o desenvolvimento da agricultura, através dos remineralizadores do solo e dos estudos e pesquisas de fosfato e potássio;
  • atraem investimentos do setor produtivo, aumentando o número de empregos diretos e indiretos;
  • promovem o desenvolvimento econômico;
  • contribuem para o aumento da disponibilidade hídrica;
  • colaboram para a prevenção e mitigação das consequências dos desastres naturais;
  • aumentam o consumo e a produção conscientes com sustentabilidade pelo uso dos minerais portadores do futuro (Li, W, Cu, Ni, grafita, Co, Mn) na indústria de base tecnológica, responsável pela produção de baterias de veículos elétricos e híbridos e de geradores de energia solar e eólica.

Considerações

Destacamos que nesse primeiro balanço social do Serviço Geológico do Brasil - SBG/CPRM foram avaliados e detalhados os impactos econômicos de sete projetos e serviços, em função da disponibilidade dos dados e das informações e do desenvolvimento das metodologias de cálculo. Nos próximos balanços sociais, esse número tende a saltar expressivamente, conforme o aprimoramento das metodologias de cálculo de impacto econômico e do aumento no número de projetos e serviços a serem considerados.

Agradecemos à equipe do Balanço Social da Embrapa por todo suporte, orientações e discussões enriquecedoras, que foram fundamentais para a elaboração deste primeiro balanço social.

Aproveitamos a oportunidade para desejar a todos uma ótima leitura do Balanço Social do SGM/CPRM ano-base 2021.

Grupo de Trabalho do Balanço Social


Balanço Social




Contato e Informações

Omar José Evangelista de Barros
Contador - CRC/PE 026174-0 S-DF | CNPJ CPRM Sede 00.091.652/0001-89
E-mail: omar.barros@sgb.gov.br


Impactos





Veja Também


Em 2021, em função da pandemia do coronavírus, o Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM funcionou em regime de teletrabalho e presencial.

Os empregados em regime presencial seguiram os protocolos de segurança descritos no “Manual Técnico Administrativo” (2ª edição) e os que realizaram trabalhos no campo seguiram os protocolos estabelecidos no "Manual Técnico de Campo" (3ª edição) .

Nossos laboratórios, rede de bibliotecas, rede de litotecas e Museu de Ciências da Terra - MCTer não pararam de funcionar.

  • Imprimir