Residência de Porto Velho - REPO

Residência de Porto Velho - REPO

Área de atuação da REPO


Avenida Lauro Sodré, 2561
São Sebastião
Porto Velho - RO - Brasil
CEP: 76801-581
Tel.: (69) 3901-3700/3901-3701
Fax: (69) 3901-3702
Horário de funcionamento:(*)
1º expediente: 8h às 12h
2º expediente: 13h às 17h
(*) Há fuso horário: 1h a menos que o horário de Brasília
E-mail: secretariapv@sgb.gov.br


Chefe da Residência
Marcelo Macedo Guimarães
E-mail: marcelo.guimaraes@sgb.gov.br

Assistente de Administração e Finanças
Ardiles Gimax Henrique
E-mail: ardiles.henrique@sgb.gov.br

Assistente de Geologia e Recursos Minerais
Carlos Eduardo Santos de Oliveira
E-mail: carlos.oliveira@sgb.gov.br

Assistente de Hidrologia e Gestão Territorial
Joana Angelica Cavalcanti Pinheiro
E-mail: joana.pinheiro@sgb.gov.br

Assistente de Infraestrutura Geocientífica
Maíza Moreira Ribeiro Martarole
E-mail: maiza.ribeiro@sgb.gov.br




Atuação
Fachada da REPO O Serviço Geológico do Brasil – CPRM em Porto Velho foi inaugurado em 15 de agosto de 1970. Atuando nos estados de Rondônia e Acre, a Residência de Porto Velho executa atividades de pesquisas de geologia e recursos minerais, gestão territorial, recursos hídricos superficiais e subterrâneos.

Durante todos estes anos, além de cumprir a missão, são destacados alguns fatos relevantes das ações da CPRM para a consolidação do estado de Rondônia:
  • Estudos para implantação do Porto Fluvial de Porto Velho.
  • Estudos de sondagem para instalação do Tronco da Embratel no trecho Porto Velho/Manaus.
  • Estudos para construção de pontes ao longo da BR-364 (Porto Velho/Cuiabá), da BR-425 (Porto Velho/Guajará-Mirim) e de várias rodovias estaduais.
  • Estudos geológicos, geotécnicos e hidrológicos para a implantação das usinas hidrelétricas no Rio Madeira (Jirau e Santo Antônio) e de algumas pequenas centrais hidrelétricas – PCH's.
  • Estudos para implantação da primeira e única usina de calcário, usada como corretivo de solo, fundamental para a produção agrícola no estado de Rondônia
  • Construção de poços tubulares profundos para abastecimento urbano e alguns projetos particulares.
  • Outros estudos geotécnicos para edificações públicas e privadas.


Diretoria de Geologia e Recursos Minerais - DGM
A Gerência de Geologia e Recursos Minerais da Residência de Porto Velho é a gerência técnica da CPRM que realiza levantamentos geológicos diversos. A DGM/REPO conta atualmente com amplo quadro de geólogos, geofísicos, geoquímicos, paleontólogos e técnicos de mineração, cujas atividades visam oferecer à sociedade uma série de produtos de interesse do setor produtivo da mineração, bem como dados básicos para subsidiar pesquisa mineral e acadêmica em áreas afins das geociências.

A DGM/REPO conta ainda com equipamentos de última geração, como microscópios e lupas com sistema de câmera integrado, fluorescência de raio-X portátil para realização de análises químicas e difração de raio-X para caracterização mineral. Os levantamentos geológicos desenvolvidos pela DGM-REPO visam à produção de conhecimento sobre os estados de Rondônia e Acre.

As principais áreas de atuação da DGM-REPO são:
  • Cartografia geológica básica e de recursos minerais em diversas escalas de detalhe.
  • Levantamentos geoquímicos.
  • Levantamentos de dados geofísicos terrestres e tratamentos de dados geofísicos aéreos e terrestres.
  • Estudos petrográficos.
  • Estudos de sedimentologia, paleontologia e bioestratigrafia.
  • Atendimento a demandas de usuários externos - análise expedita de minerais e rochas (acesse o formulário: Solicitação de Análise de Amostras para Externos).


Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial - DHT
A Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial da Residência de Porto Velho é a gerência técnica da CPRM que promove e coordena projetos e ações no campo da hidrologia, hidrogeologia e geodiversidade. A DHT/REPO conta com quadro técnico composto por geólogos, hidrogeólogos, engenheiros de diversas áreas e hidrotécnicos, cujas atividades visam oferecer à sociedade diversos produtos de interesse dos setores relacionados aos recursos naturais e ao meio ambiente. Fornece, dessa forma, dados básicos para subsidiar a gestão dos recursos hídricos e a gestão do uso e da ocupação do solo, além de trabalhar de forma integrada para atender e fortalecer as organizações de defesa civil.

A DHT/REPO conta ainda com equipamentos de última geração, como medidores acústicos de velocidade de rios, sondas paramétricas para análises de qualidade da água in loco, plataformas de coleta de dados de chuva e níveis de rios para envio telemétrico em tempo real, entre outros.

Os estudos desenvolvidos pela DHT-REPO visam à produção de conhecimento sobre os estados de Rondônia e Acre. As principais áreas de atuação da DHT-REPO são:
  • Sistema de Informações e Monitoramento águas subterrâneas
  • Gestão Territorial
  • Operação da Rede Hidrometeorológica Nacional
  • Operação de Sistemas de Alerta Hidrológico
  • Gestão territorial


Diretoria de Infraestrutura Geocientífica - DIG
A Gerência de Infraestrutura Geocientífica da Residência de Porto Velho oferece suporte às atividades executadas pelas gerências técnicas (DGM e DHT) e coordena as seguintes atividades:


Diretoria de Administração e Finanças - DAF
A Gerência de Administração e Finanças é responsável pelas atividades administrativas e financeiras da Residência de Porto Velho. Tem o cuidado de apoiar as áreas-fim, dando suporte material e financeiro e integrando os empregados, que geralmente são de outras localidades. Foi destaque nacional nas ações do PAC, efetuando vários processos licitatórios para estruturação dos laboratórios e litotecas das unidades da CPRM, além de pioneira na implantação do uso do cartão corporativo nas atividades de campo.

Pode-se listar que as principais atividades da DAF/REPO são:
  • Apoiar e promover o levantamento das necessidades de compras e contratações de serviços, bem como propor a realização das respectivas modalidades de licitação.
  • Auxiliar nas atividades ligadas às áreas de finanças, orçamento e controle dos bens patrimoniais.
  • Auxiliar no controle da frota de veículos, combustíveis e manutenção.
  • Auxiliar no controle de pessoal, assistência médica e benefícios.
  • Administrar e supervisionar as atividades de serviços gerais e de manutenção, englobando as atividades de limpeza, vigilância e apoio administrativo, assim como a manutenção de equipamentos e instalações prediais.
  • Imprimir