Ciclo Hidrológico

Ciclo Hidrológico

Definição

 

"Sistema pelo qual a natureza faz a água circular do oceano para a atmosfera e daí para os continentes, de onde retorna, superficial ou subterraneamente, ao oceano. Esse ciclo é governado no solo e subsolo pela ação da gravidade, bem como pelo tipo e pela densidade de cobertura vegetal; e a atmosfera e superfícies líquidas (rios, lagos, mares e oceanos), pelos elementos e fatores climáticos, como, por exemplo, temperatura do ar, ventos, umidade relativa do ar e insolação, que são os responsáveis pelos processo de circulação da água dos oceanos para a atmosfera em uma dada latitude terrestre."

Ciclo hidrológico

Precipitação

"É a chegada da água meteórica em estado líquido ou sólido à superfície da Terra."

Evapotranspiração Real

"Evaporização ou vaporização é o processo pelo qual as moléculas de água na superfície líquida ou na umidade do solo adquirem suficiente energia, através da radiação solar, e passam do estado líquido para o de vapor. Transpiração é o processo pelo qual as plantas perdem água para a atmosfera."

Deflúvio

"Escoamento superficial ou run-off (R) é o processo pelo qual a água de chuva precipita na superfície da Terra, fluindo por ação da gravidade, das partes mais altas para as mais baixas, nos leitos dos rios e riachos."

Infiltração

"É o movimento da água dentro do solo. Considerando que o fluxo da água sobre o solo é mais rápido que em profundidade, podemos afirmar que os solos determinam o volume do escoamento da chuva, a sua distribuição temporal e as descargas máximas, tanto em superfície como em subsuperfície. O conceito de infiltração foi introduzido no ciclo hidrológico por Horton em 1933."

As Águas no Ciclo Hidrológico

Água da Chuva

O pH da água da chuva é normalmente em torno de 5,7. A chuva ácida apresenta pH < 5,7 devido à dissolução de CO2 e de gases ácidos (SO2; N2O; HCL) produzidos por atividades antropogênicas, processos bioquímicos no solo e nas águas, atividades vulcânicas e geotérmicas, produzindo variações locais no que diz respeito às características químicas das águas da chuva.

A maioria das espécies químicas dissolvidas nas águas de chuva (cloretos, sulfatos, nitratos, nitritos, sódio, cálcio, potássio, magnésio e amônio) provém da dissolução de aerossóis que incluem minúsculas partículas de solo levadas pelo vento. Geralmente os aerossóis são originados de poeira de rochas, sais oceânicos, exalações industriais e vulcânicas, poluição em geral etc.

A composição química das águas da chuva varia com a localização geográfica, com as condições meteorológicas, com a presença de vegetação e de cargas poluidoras. É importante ressaltar que a composição da água da chuva influencia na qualidade das águas superficiais.

Águas Subterrâneas

São águas de subsuperfície. É evidente que toda água de subsuperfície é, na prática, subterrânea, mas para a hidrogeologia água subterrânea é aquela  que circula na zona saturada, ou seja, abaixo do nível freático, representando 21% do total da água doce do planeta ou 97% da água doce não congelada.

Zona Saturada

Fica situada abaixo da superfície freática e nela todos os vazios existentes no terreno estão preenchidos com água. A superfície freática é aquela onde a água encontra-se submetida à pressão atmosférica.

Zona Não Saturada

Zona de aeração ou zona vadosa é aquela que está situada entre a superfície freática e a superfície do terreno, e nela os poros estão parcialmente preenchidos por gases (ar e vapor d'água) e por água. Essa zona é dividida em três partes:

  1. Zona capilar: se estende da superfície freática até o limite de ascensão capilar da água.
  2. Zona intermediária: compreendida entre o limite de ascensão capilar da água e o limite de alcance das raízes das plantas.
  3. Zona de evapotranspiração: situada entre os extremos radiculares da vegetação e a superfície do terreno. A água capilar isolada ou suspensa é utilizada para nutrição e funções de transpiração das plantas.


Autores

Lauro de Oliveira Silva Júnior

Lúcio Carramillo Caetano

Fontes

http://www.maenatureza.org.br/projetoeducando/folders/poster13_ciclo_hidrologico/img1.jpg, acessado em 27/01/2010.

Feitosa Fernando, Manoel João, CPRM/UFPE, Hidrogeologia Conceitos e Aplicações, 2008.

Guerra Teixeira, Cunha Baptista Sandra, Geomorfologia: Uma Atualização de Bases e Conceitos, 1994.

Mestrinho Suely, Curso de Contaminação de Águas Subterrâneas, DNPM/ABAS, 1996.

Dunne e Leopold, 1978.

  • Imprimir