Saiba Mais - Rede LAMIN

Saiba Mais - Rede LAMIN

No ano de 1969 foi extinto o Laboratório da Produção Mineral - LPM, ora pertencente à Agência Nacional de Mineração - ANM (antigo Departamento Nacional da Produção Mineral - DNMP). As análises de materiais geológicos e águas ficaram sob a responsabilidade do Laboratório de Química - LAQUI da recém-constituída Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - CPRM, cujas atividades tiveram início em 30 de janeiro de 1970.

Em 1972, o Laboratório de Química - LAQUI se integra ao de petrografia e mineralogia, passando a denominar-se Laboratório de Análises Minerais - LAMIN. No decorrer desse mesmo ano, o antigo DNPM (atual ANM), através da Portaria Nº 117 de 17/07/1972, estabelece o LAMIN como laboratório oficial para a realização do estudo in loco, atendendo ao processo de classificação das águas minerais brasileiras conforme determina a legislação em vigor (Código de Águas Minerais, Decreto-Lei Nº 7841 de 08/08/1945).

Desde 2006, entrou em operação, como parte da rede de laboratórios internos, o Centro de Controle da Poluição na Mineiração - CECOPOMIN, localizado na Superintendência Regional de São Paulo. Decorrente de convênio com o então DNPM, ele é o único laboratório público brasileiro em sua área de atuação. Os equipamentos desse laboratório foram cedidos ao governo brasileiro pela Agência de Cooperação Internacional do Japão.



Água Mineral
  • Imprimir