Vale do Lítio: Serviço Geológico do Brasil contribuiu para o desenvolvimento de pesquisas e exploração

Terça-feira, 23 de maio de 2023

Vale do Lítio: Serviço Geológico do Brasil contribuiu para o desenvolvimento de pesquisas e exploração

Em Informe de Recursos Minerais, o SGB consolidou dados e apresentou novas informações sobre as potencialidades da região, além de propor um modelo exploratório
Imagens mostram ocorrência de lítio no Vale do Jequitinhonha Fonte: SGB
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) foi um importante impulsionador de pesquisas e atividades de exploração de lítio no Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais. Por meio do Projeto Avaliação do Potencial do Lítio no Brasil - Área do Médio Rio Jequitinhonha , o SGB gerou avanços no conhecimento geológico da região ao consolidar dados (a exemplo de dados geológicos/estruturais, petrográficos, litoquímicos, espectrais e aerogeofísicos) e apresentar novas informações sobre as ocorrências do metal.

As potencialidades minerais colocadas em evidência chamaram atenção, principalmente diante da demanda global pelo minério, considerado estratégico para transição energética e intitulado “ouro branco”. A demanda crescente do lítio é motivada pelo uso do minério na produção de baterias para telefonia móvel e dos eletrônicos portáteis, além do potencial mercado dos veículos elétricos e híbridos.

Diante desse cenário, o Ministério de Minas e Energia (MME) lançou, neste mês, o Projeto Vale do Lítio para alavancar a produção. Com a iniciativa, o governo federal pretende atrair mais investimentos para a região, o que poderá inserir o Brasil no ranking de países com maior produção de lítio.

As atividades irão contribuir diretamente para a geração de emprego e renda nos 55 municípios que fazem parte do Vale do Jequitinhonha. Desse modo, impulsionarão o desenvolvimento socioeconômico da região, que tem o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado de Minas Gerais.

Informe de Recursos Minerais – Os resultados da primeira fase do Projeto Avaliação do Potencial do Lítio no Brasil, do SGB, foram disponibilizados no Informe de Recursos Minerais da Série Minerais Estratégicos, publicado em 2016. Esse tem sido um dos principais documentos produzidos sobre a região e fonte de consultas para atividades de prospecção mineral.

Informe publicado em 2016 traz informações sobre as ocorrências de lítio No documento, o SGB apresentou as características de 45 depósitos/ocorrências de lítio (20 inéditos), que foram classificados em 8 tipologias, com base na mineralogia, nos principais minerais de lítio presentes, na estrutura e textura internas. Os estudos compreenderam as ocorrências mais relevantes, tanto do ponto de vista econômico, comprovado ou aparente, tipológico ou de posição geográfica. Conforme as pesquisas, os depósitos da região têm até 20 vezes mais reservas que os de outras localidades.

O SGB também apresentou um aprimoramento do modelo geológico dos depósitos de lítio e propôs um modelo exploratório para os pegmatitos LCT (Lítio - Césio - Tântalo) - pegmatitos enriquecidos nesses três elementos raros. Esses modelos são essenciais para subsidiar atividades de prospecção mineral.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir