Transformação de rejeitos da mineração em solos saudáveis será tema de debate em seminário virtual

Sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Transformação de rejeitos da mineração em solos saudáveis será tema de debate em seminário virtual

O 2° Seminário Virtual ‘Criação de Solos Saudáveis a partir de Rejeitos e Estéreis da Mineração - Visão da Prática’ irá contar com apresentações e palestras sobre melhores práticas no aproveitamento de rejeitos e estéreis produzidos pela atividade mineradora


Novas possibilidades para reverter pilhas de rejeitos e estéreis em solos saudáveis será assunto para o 2° Seminário Virtual ‘Criação de Solos Saudáveis a partir de Rejeitos e Estéreis da Mineração - Visão da Prática’, que será realizado em 11 de outubro, às 9h, pela Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral - do Ministério de Minas e Energia (MME/SGM). O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) participa da abertura do evento - que contará com palestras sobre Visão Geral da Produção dos Biossólidos, Regulamentação do Uso de Biossólidos e Aplicação na mineração - Tecnosolos e Remineralizadores de Solo.

O objetivo é debater sobre as melhores práticas no aproveitamento de rejeitos e estéreis produzidos pela atividade mineradora, facilitando a reabilitação da biodiversidade e utilização como substrato agrícola, gerando, dessa maneira, novas formas de uso econômico do material advindo das áreas minerárias.

No primeiro webinar, ocorrido em junho deste ano, foram apresentadas e debatidas tecnologias que possibilitam a transformação, como os tecnosolos, biossólidos e remineralizadores. Neste segundo seminário, serão apresentados e discutidos alguns aspectos ligados à aplicação de rejeitos e estéreis na prática.

Participam do evento, também, instituições como a Agência Nacional de Mineração (ANM), e do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). A transmissão será realizada pelo canal da revista Brasil Mineral no Youtube


Mayara Ferreira
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir