Sexta-feira, 12 de abril de 2019

Trabalho mostra primeiro modelo de tomografia sísmica de múltiplas-frequências focado no manto continental sublitosférico no Cráton Amazônico

Iago Costa apresenta modelo de tomografia sísmica de múltiplas-frequências focado no manto continental sublitosférico do continente sul-americano
O pesquisador do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) Iago Sousa Lima Costa apresentou o trabalho Link Between Mineral Occurrences and Lithosphere Structure in The Southern Amazonian Craton, na modalidade oral, no IV Simpósio Brasileiro de Metalogenia. A exposição foi na segunda-feira, dia 08/04, no Hotel Master, em Gramado. O trabalho apresenta a correlação entre as ocorrências minerais e a estrutura do manto continental sublitosférico do Cráton Amazônico.

O trabalho mostra o primeiro modelo de tomografia sísmica de múltiplas-frequências focado no manto continental sublitosférico do continente sul-americano. Essa abordagem compreende um meio não-invasivo de estudo em subsuperfície utilizando dados provenientes de terremotos. Este trabalho mostrou grande correlação entre as anomalias de velocidade da onda P com os depósitos minerais na porção sul do Cráton Amazônico.

O pesquisador explica que desde 2015, a CPRM vem atuando em colaboração com a Rede Sismográfica Brasileira, tanto logística quanto financeira, para a manutenção e expansão das estações sismográficas sobre território brasileiro. “Utilizamos dados obtidos pelas estações sismográficas para trazer uma visão sobre os vetores prospectivos em escala de província, onde nessa escala os depósitos minerais são fortemente controlados por estruturas translitosféricas”, relatou.

Para ele, em relação ao uso de inovações tecnológicas para o entendimento de depósitos minerais, a grande inovação do trabalho desenvolvido é a utilização da técnica de múltiplas-frequências, onde os raios sísmicos são substituídos por volumes elipsoidais possibilitando aumentar consideravelmente a resolução de modelos tomográficos.

Janis Morais
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400
(51) 3406-7361
  • Imprimir

© Copyright CPRM 2016-2019. Todos os direitos reservados.