Serviço Geológico do Brasil promove workshop sobre Comunicação Não-Violenta

Quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Serviço Geológico do Brasil promove workshop sobre Comunicação Não-Violenta

O evento foi realizado no Museu de Ciências da Terra e reuniu cerca de 90 pessoas interessadas em aprender sobre a prática que contribui para o fortalecimento do diálogo e da empatia

Dominic Barter reforça a importância da comunicação não-violenta no ambiente de trabalho

Com o objetivo de fortalecer a prática do diálogo e da empatia entre seus colaboradores, o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), realizou o workshop ‘Introdução à Comunicação Não-Violenta’. O curso aconteceu no Museu de Ciências da Terra (MCTer), de 06 a 07 de janeiro, e foi ministrado pelo professor Dominic Barter, aprendiz do precursor da prática, Marshall Rosenberg. Cerca de 90 pessoas participaram do evento, incluindo colaboradores do SGB-CPRM e público externo.

A Comunicação Não-Violenta é uma pesquisa prática iniciada há mais de 50 anos pelo psicólogo norte-americano, Marshall Rosenberg. O objetivo é contribuir para o fortalecimento de condições para o exercício do diálogo e da empatia, mesmo diante de situações e sistemas sociais desafiantes.

De acordo com a coordenadora do Comitê Pró-equidade, Nathalia Winkelmann, a finalidade da temática é alinhada ao Comitê de Pró-equidade, e indicadores de popularização do MCTer. Segundo ela, “foi uma ótima oportunidade para traçar melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG/ASG)”.

O evento, também, contou com um espaço de acolhimento ao público infantil, no qual crianças puderam ter contato com o acervo e oficinas do MCTer. “As crianças se vestiram de dinossauros, participaram de oficinas de leitura e desenho. Tudo isso desperta a curiosidade do público mirim para as Geociências”, completou Nathalia. Durante o evento, os participantes do curso fizeram visita técnica ao Museu.

Criança participa de atividade lúdica no espaço infantil


Dominic Barter

Dominic é especialista em comunicação não violenta, círculos restaurativos e consultor da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante 18 anos, foi aprendiz e colega de Marshall Rosenberg, e serviu como presidente do Conselho Diretor do Centro Internacional de Comunicação Não-Violenta. Ele foi precursor dos Círculos Restaurativos no Brasil, tendo colaborado no desenvolvimento dos primeiros sistemas restaurativos nos morros do Rio de Janeiro, em meados dos anos 90.


Museu de Ciências da Terra - 116 anos contribuindo com a sociedade

O Museu de Ciências da Terra completou, no dia 10 de janeiro, 116 anos de existência. A instituição conta com o maior acervo de geociências da América Latina e uma vasta coleção de fósseis, minerais e meteoritos. Além do patrimônio científico e arquitetônico, o MCTer constitui-se, ainda, sob o conceito museológico e cultural de conhecimento não apenas da Paleontologia e Geologia, como também da cultura da sociedade brasileira e, até mesmo, de estrangeiros.

A história institucional do museu se entrelaça com o esforço para institucionalizar a ciência no Brasil e a construção da história das geociências no país.

Acesse o site do MCTer e faça um tour virtual em suas exposições!


Bárbara Scorsin
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir