Sexta-feira, 09 de outubro de 2020

Serviço Geológico do Brasil leva atividades à programação cultural da SBPC

O Serviço Geológico do Brasil participa a partir de amanhã (10) da programação cultural on-line que integra a 72ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Neste sábado, serão lançadas as novas atividades da “SBPC Jovem e Família”, onde o SGB-CPRM estará representado pelo programa SGBeduca e o Museu de Ciências da Terra (MCTer) com a “Mostra Virtual de Meteoritos Brasileiros”, além de uma visita guiada sobre minerais, rochas e meteoritos. A programação ficará disponível por todo o mês no site do evento e no canal da SBPC no YouTube.

Na Mostra Virtual, o Museu de Ciências da Terra vem chamar a atenção do público sobre esses fragmentos de corpos sólidos do sistema solar, cuja coleção do MCTeré uma das maiores e mais completas do Brasil. Gestora do MCTer que é administrado pelo SGB-CPRM, a historiadora Nathalia Roitberg enfatiza a importância da participação em eventos como este, promovido pela SPBC. Em relação à programação, ela explica que as atividades são variadas e para todas as idades.

“Aproveitando a chuva de meteoritos que caiu em Santa Filomena (PE), despertando a curiosidade e interesse do público, vamos oferecer desde uma discussão científica, voltada ao público jovem, através de um podcast com o curador dos acervos do MCTer, Diógenes Campos. Teremos também a mostra virtual dirigida ao público infantil de parte do belo e único acervo do MCTer com estas rochas extraterrestres", diz a gestora.

Outro projeto em destaque do Museu de Ciências da Terra é o “Museu em Movimento”, que consiste em uma realização de visita guiada no salão de minerais, rochas e com destaque especial para a coleção de meteoritos. A coleção é constituída por cerca de seis mil espécies de minerais, que chamam a atenção por sua beleza, interesse gemológico, aproveitamento na indústria e construção civil.

“OMCTer é hoje o grande museu de ciências da Terra em atividade no Brasil. É um marco e uma referência na área, com um magnífico acervo. Em se tratando de meteoritos, ele é único no país. Mesmo o Museu estando fechado às visitas, é importante que o público possa visitá-lo de uma outra forma, percorrendo sua coleção. O eventoda SBPC foca o público jovem, sendo fundamental ações como esta que propomos para despertar a curiosidade científica de uma forma lúdica e divertida nas crianças, e também seu interesse e compreensão sobre a origem e a história da Terra, que é contada pelos meteoritos”, completou Nathalia Roitberg.

As atividades estão sendo desenvolvidas pelo núcleo educativo do MCTer em parceria com o SGBeduca, que é um programa cuja proposta é produzir e levar conteúdo de qualidade sobre geociências para o ensino fundamental e médio, em uma linguagem acessível e aplicada. A geóloga Andrea Sander, que é coordenadora da iniciativa, ressalta que a participação do SGB-CPRM no evento da SPBC propõe um cardápio para todas as idades, didático e divertido para engajar as pessoas no ensino das Ciências da Terra.
“A participação nessas atividades possibilita que o Serviço Geológico do Brasil cumpra a sua missão no aspecto de difusão das geociências e contribua para a formação cidadã, oferecendo uma possibilidade de aprendizado inclusivo para toda a sociedade”, destacou Sander.

Para saber mais sobre o MCTer, basta acessar o site www.mcter.cprm.gov.br ou seguir as páginas nas redes sociais Instagram (@museudecienciasdaterra) e Facebook (facebook.com/MuseudeCienciasdaTerra). Em relação ao SGBeduca, a equipe do programa está à disposição para atendimento através do e-mail sbgeduca@cprm.gov.br.

Renan Adnet
Assessoria de Comunicação (ASSCOM)
Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM)
asscom@cprm.gov.br

  • Imprimir