Serviço Geológico do Brasil inicia levantamento da geodiversidade no Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul

Quarta-feira, 15 de março de 2023

Serviço Geológico do Brasil inicia levantamento da geodiversidade no Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul

Pesquisadores vão indicar potencialidades e limitações do meio físico do território do Geoparque. Pesquisa vai beneficiar diretamente a população dos municípios envolvidos.




Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) deram início, na segunda-feira (13), à primeira etapa de campo do projeto Geodiversidade do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, localizado na Região Sul do Brasil. A iniciativa vai beneficiar toda a região, contemplando a caracterização do meio físico, suas potencialidades e limitações frente a diversos usos, como ocupação urbana, agricultura e recursos hídricos.




O trabalho faz parte das ações do SGB desenvolvidas pela Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT). A partir do levantamento, os pesquisadores em geociências envolvidos neste trabalho vão fazer um novo mapeamento das unidades geológico-ambientais, além de uma caracterização mais detalhada de determinados geossítios, com a elaboração, inclusive, de modelos tridimensionais. Serão levantadas potencialidades e limitações da região, o que contribuirá para um melhor ordenamento territorial considerando a vocação geoturística da região e seu desenvolvimento sustentável.



O projeto completo será desenvolvido ao longo de 2023 e parte de 2024, sendo essa primeira etapa de campo finalizada no dia 25 de março. Os pesquisadores vão percorrer um perfil leste-oeste, percorrendo as principais unidades geológico-ambientais que serão descritas ao longo do projeto.

Localizado entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul abrange uma área de 2.803,80 km2 e é composto pelos municípios catarinenses de Jacinto Machado, Morro Grande, Praia Grande e Timbé do Sul, e pelos gaúchos de Cambará do Sul, Mampituba e Torres.




Segundo os últimos dados divulgados em 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no local há cerca de 75 mil habitantes. Desde 2022 o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul faz parte da rede mundial de geoparques da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com proposta inicial elaborada por pesquisadores do SGB. O Consórcio Caminhos dos Cânions do Sul contribui para o bom andamento do projeto, com reuniões e acompanhamento na região.




Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

  • Imprimir