Serviço Geológico do Brasil identifica 34 áreas de risco alto e muito alto em Camaçari, na Bahia

Segunda-feira, 29 de maio de 2023

Serviço Geológico do Brasil identifica 34 áreas de risco alto e muito alto em Camaçari, na Bahia

A elaboração cartográfica visa subsidiar as boas práticas de ocupação do território e de prevenção de desastres




No município de Camaçari, na Bahia, foram identificadas 34 áreas de risco alto e muito alto, sendo 18 de movimentação de massa, 15 de inundação e uma de erosão costeira, de acordo com a Cartografia de Risco do Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT).

Esse resultado é relativo à expansão da área urbana da cidade, combinada com a geomorfologia da região. Apesar dos processos geológicos serem fenômenos naturais, alguns fatores externos, relacionados à atividade antrópica, interferem decisivamente na ocorrência e agravamento.

Quando deslizamentos e inundações acontecem em locais onde existem moradias, casas inteiras, e tudo o que estiver no caminho, podem ser levados encosta abaixo e acabar soterrados.

Dentre os movimentos de massa, a cidade apresenta principalmente ocorrências de deslizamentos planares, que ocorrem em encostas naturais, antropizadas e nas margens de feições erosivas. Também foram verificados processos erosivos instalados (ravinamento), os quais são provocados pelo escoamento concentrado de água durante as chuvas.

Na maioria das vezes, essas situações verificadas em campo poderiam ser evitadas com a implementação de políticas de ordenamento territorial, inibindo assim o surgimento de áreas de risco e consequentemente a ocorrência de desastres.

Em todo o estado da Bahia, o SGB mapeou 90 municípios e identificou 773 áreas de risco. De acordo com painel sobre risco geológico, mais de 230 mil pessoas vivem em setores sujeitos a eventos adversos de natureza geológica, sendo deslizamento o principal deles.

A elaboração cartográfica visa identificar áreas sujeitas a perdas ou danos por eventos adversos de natureza geológica. Os resultados podem subsidiar o poder público na seleção das áreas prioritárias para ações destinadas à prevenção de desastres.

O trabalho é elaborado em quatro fases:

● Compilação bibliográfica, fotointerpretação e contato com a Defesa Civil Municipal;

● Levantamento de campo;

● Delimitação e classificação das áreas de risco, elaboração dos produtos, correções e ajustes;

● Consolidação dos produtos e publicação do trabalho.

Veja aqui mais informações sobre a Cartografia de Risco de Camaçari.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir