Sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Serviço Geológico do Brasil e UnB promovem parceria para divulgar as geociências com projeto GEOLOGAR

O Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) foi convidado pela Universidade de Brasília (UnB) para participar do projeto de extensão Geologar: dialogando Geociências, que tem o objetivo de contribuir para a propagação dos resultados obtidos pela universidade relacionados às geociências.

O geólogo Dario Peixoto está representando o SGB como coordenador do projeto Visualização da Informação Científica (SGB/DERID) e como palestrante do curso. Segundo Dario, a parceria CPRM/UnB está avançando a ampliação da divulgação geocientífica, dentro e fora do campus. “Este projeto traz inúmeros benefícios, desde o reforço da importância das geociências entre os alunos com ações práticas que estão sendo utilizadas, até a oportunidade que o SGB/CPRM tem de estender seus projetos e pesquisas no meio acadêmico, alcançando a sociedade e cumprindo a sua missão, de disseminar o conhecimento geocientífico”, comentou o geólogo.

Dario Peixoto apoiará os professores na orientação de alunos (das geociências) da UnB interessados no assunto divulgação geocientífica, sobre conceitos e bibliografias para consulta, além de sugerir aplicações (formatos de divulgação) para os assuntos científicos que forem levados ao projeto Geologar.

O I Workshop de Divulgação Geocientífica da Universidade de Brasília aconteceu entre 27 de novembro e 2 de dezembro de 2019 no Instituto de Geociências da UnB. A segunda edição do evento vai acontecer em formato virtual, com previsão para o fim deste ano. A expectativa é que esse seja um projeto de ação continuada, havendo renovação anual.

Segundo Paola Barbosa, professora do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília e chefe do Museu de Geociências da UnB, que coordena o projeto GEOLOGAR, a metodologia do projeto contribui para a propagação dos resultados científicos obtidos pela universidade em parcerias executadas com ações de mediação científica com a CPRM. “Tivemos a honra de contar com o conhecimento do Dario Peixoto como palestrante em nosso 1° Workshop de Divulgação Geocientífica da UnB e acreditamos que sua colaboração proporcionará importantes avanços nas metas de divulgação científica propostas no projeto. Da mesma forma, nós, como equipe GEOLOGAR, dispomo-nos a contribuir conforme possível e acordado no desenvolvimento e aplicação de projetos, sob sua supervisão, destinados à comunicação científica do Serviço Geológico do Brasil – CPRM”, alegou a professora Paola Barbosa.

SOBRE O PROJETO - O GEOLOGAR é um projeto idealizado pelos alunos dos cursos de pós-graduação em Geologia e Geociências Aplicadas do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília cuja meta é retrabalhar o método de comunicação das pesquisas desenvolvidas localmente, contribuindo para a propagação dos resultados científicos obtidos pela universidade para além de seus muros. Tendo em vista sua significativa experiência com ações de mediação de comunicação geocientífica no Serviço Geológico do Brasil.





Letícia Peixoto
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscom@cprm.gov.br
leticia.peixoto@cprm.gov.br
(61) 2108-8400






  • Imprimir