Serviço Geológico do Brasil e Ministério da Saúde articulam parceria na área de prevenção de desastres

Quinta-feira, 25 de maio de 2023

Serviço Geológico do Brasil e Ministério da Saúde articulam parceria na área de prevenção de desastres

Em reunião no Rio de Janeiro, as equipes iniciaram as tratativas para um possível acordo de cooperação técnica e intercâmbio entre os órgãos




Com parcerias firmadas com diversas instituições, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) pode firmar, em breve, um novo acordo de cooperação técnica. Desta vez, o parceiro em vista é o Ministério da Saúde, que deve ampliar o uso de informações geradas pelo SGB na área de prevenção de desastres. A parceria foi pauta de reunião realizada no Rio de Janeiro entre representantes do Departamento de Gestão Territorial (Deget) do SGB e técnicos da Saúde, que iniciaram o alinhamento para um intercâmbio científico entre os órgãos.

De acordo com o chefe do Deget, Diogo Rodrigues, o SGB tem sido procurado por vários órgãos do Governo Federal para compartilhar a expertise em suas áreas de atuação, como é o caso da prevenção de desastres. “Estamos interagindo com vários órgãos, buscando a transversalidade das nossas ações, não só dentro do Serviço Geológico do Brasil, como também no Ministério de Minas e Energia. Queremos mostrar de que forma os nossos produtos podem ser importantes para outras instituições, a fim de tentar fazer com que esses serviços estejam alinhados com as políticas públicas de outras ações do governo”, pontuou.

Durante a reunião, Tiago Antonelli, chefe da Divisão de Geologia Aplicada do SGB, apresentou o portfólio de projetos da área, com informações sobre riscos geológicos, cartas de suscetibilidade e outros assuntos. Segundo ressaltou Antonelli, essa interação é importante. “Produzimos insumos para a prevenção de desastres. Então, quanto mais esses produtos e cartografias forem utilizados por diversos órgãos do governo, para nós é melhor”, disse.

A consultora técnica do Programa Vigidesastres, do Ministério da Saúde, Cristilene Delfino, também fez uma apresentação sobre a iniciativa, que atua no desenvolvimento de ações adotadas continuamente por autoridades de saúde pública para reduzir o risco de exposição da população, da infraestrutura e dos profissionais de saúde aos impactos ocasionados por desastres de origem natural.

Delfino comentou que o conhecimento de toda a base cartográfica e técnica que o SGB tem sobre o território nacional pode ajudar através do intercâmbio entre os profissionais, que podem ir juntos a campo. Segundo ela, a colaboração vai contribuir e ajudar a entender as metodologias do SGB.

Elenildo Barreira, coordenador- geral das Emergências em Saúde Pública, do Ministério da Saúde, disse que, a partir do Programa Vigidesastres, o interesse na articulação com o SGB, que possui mapeamento de áreas de risco de desastres, é de muita importância.

“Essa troca de experiências entre os técnicos é fundamental para que a gente possa ter acesso a informações estratégicas que gerem ações na prevenção de problemas que têm repercussão na saúde pública da população, e também para produzir análises e indicadores que consigam trazer resultados positivos”, destacou o coordenador.

A iniciativa da reunião foi uma ação conjunta do Serviço Geológico do Brasil e do Ministério da Saúde para somar forças, a partir da interação entre os dois lados, que vão conhecer o trabalho de cada um e agregar valor a ambos.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br


  • Imprimir