Serviço Geológico do Brasil desenvolve treinamento voltado para sustentabilidade dos recursos hídricos

Terça-feira, 29 de novembro de 2022

Serviço Geológico do Brasil desenvolve treinamento voltado para sustentabilidade dos recursos hídricos

Encontro fez parte de desdobramento do projeto voltado para Estudos Hidrogeológicos de Sustentabilidade do Uso dos Recursos Hídricos na Ilha de São Luís, no Maranhão, desenvolvido em parceria entre o SGB-CPRM, ANA e governo estadual do Maranhão

Thiago de Paula e Valdemiro Silva ministrando o curso na SEMA

Cinquenta pesquisadores de diversas unidades regionais do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) participaram do projeto “Estudos Hidrogeológicos da Ilha de São Luís/MA – Subsídios para o uso sustentável dos recursos hídricos”. Em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) e Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do governo estadual do Maranhão (SEMA), a iniciativa foi direcionada às áreas de geologia, geomorfologia, solos, geofísica, hidrologia e hidrogeologia.

Segundo João Diniz, chefe de Divisão de Hidrogeologia e Exploração (DIHEXP), o projeto foi executado no âmbito da DIHEXP e do Departamento de Hidrologia (DEHID), vinculados à Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT/SGB-CPRM). Os produtos foram vários relatórios parciais, integrados num relatório final, um resumo executivo, com as informações coletadas e geradas num Sistema de Informações Geográficas-SIG, todos entregues à ANA, à SEMA e demais parceiros.

Este trabalho, já concluído, teve como desdobramento treinamento e palestras que aconteceram entre os dias 21 e 23 de novembro de 2022. O treinamento foi voltado para técnicos de órgãos do governo estadual para o uso do Sistema de Informações Geográficas (SIG) - sistema de armazenamento, processamento, análise, representação de dados geográficos e geração de mapas, tabelas, imagens de satélites e cartas cartográficas.

Realizado no auditório da SEMA, o treinamento foi ministrado pelo coordenador executivo do DEHID, Thiago Luís Feijó de Paula, e pelo técnico em geociências Valdemiro da Costa Silva, vinculado à SUREG-RE. No dia 22 de novembro, na Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), concessionária dos serviços de água e esgotos do estado, foi realizada apresentação do projeto pelo coordenador executivo da DEHID.

O projeto em São Luís (MA) foi viabilizado por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED), entre a ANA e o SGB-CPRM, com a participação do governo estadual do Maranhão.


Iniciativas do SGB para a sustentabilidade dos recursos hídricos

De acordo com João Diniz, o SGB-CPRM, a partir da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial, desenvolve diversos estudos sobre sustentabilidade do uso dos recursos hídricos, por meio de iniciativas próprias ou em parceria, por exemplo, com a ANA. Diniz destaca a realização dos estudos em regiões metropolitanas, como em São Luís e em Manaus.

“Também têm sido realizadas várias pesquisas em áreas de grande importância, como a bacia hidrográfica do rio São Francisco. Destacam-se, ainda, iniciativas como: a Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas (RIMAS) e o programa de cartografia hidrogeológica - este último alcançando destaque internacional, com a elaboração - ainda em execução - do mapa hidrogeológico da América do Sul”, conclui o chefe de divisão.

Segundo a Diretora Alice Castilho, “as atividades desenvolvidas são fruto de importantes relações institucionais criadas no estado do Maranhão no desenvolvimento dos Estudos Hidrogeológicos na Região Metropolitana de São Luís, que serão fortalecidas com a instalação do Núcleo de São Luís, ampliando a nossa atuação no cumprimento de nosso papel de gerar e disseminar o conhecimento geocientífico, inclusive no apoio técnico aos órgãos das três esferas do poder.”


Maria Alice dos Santos
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir