Serviço Geológico do Brasil debate implementação do projeto de Ágata e Ametista em fronteira do Rio Grande do Sul

Quarta-feira, 01 de fevereiro de 2023

Serviço Geológico do Brasil debate implementação do projeto de Ágata e Ametista em fronteira do Rio Grande do Sul

Em reunião com prefeito e vereadores dos municípios de Quaraí e Santana do Livramento, representantes da Regional de Porto Alegre discutem a viabilidade de exploração de jazidas na região

 Representantes do SGB e dos municípios de Quaraí e Santana do Livramento debatem a viabilidade do projeto Ametista
Na última quarta-feira (25), representantes do Serviço Geológico do Brasil estiveram reunidos com autoridades dos municípios de Quaraí e Santana do Livramento para debater o ‘Projeto Modelo Prospectivo para Ametista e Ágata na Fronteira Sudoeste do Rio Grande do Sul’. A reunião aconteceu na Superintendência de Porto Alegre, com a participação do superintendente, Alexandre Trevisan; da pesquisadora responsável pelo projeto, Magda Bergmann; do prefeito de Quaraí, Jefferson Pires; e dos vereadores Maurício Mera de Castro, Thomaz Guilherme e Mário Augusto Teixeira de Sousa.

De acordo com Trevisan, o “encontro destaca a importância do trabalho do SGB disponibilizado aos entes públicos e à sociedade de modo geral”. Ele explicou que o projeto, lançado em 2020, mapeou as cidades de Santana do Livramento, Quaraí e outras localidades do entorno, e identificou uma nova fonte de renda que deve gerar recursos para a fronteira sudoeste e para o estado do Rio Grande do Sul.

Na ocasião, ficou acordado que o comitê de representantes das cidades irá elaborar um pedido formal ao Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) solicitando a apresentação do projeto aos empresários locais e demais interessados na possibilidade de existência de jazidas de ametista na região.

A pesquisadora responsável pelo projeto, Magda Bergmann, ressaltou que as jazidas de ametistas são, geralmente, preteridas pela extração de ágatas. “As gemas de ametista têm maior valor de mercado, a implementação do projeto pretende fomentar o desenvolvimento econômico e social regional, daí a importância de ampliarmos o alcance à sociedade local”, avaliou.

Saiba mais sobre o projeto, acessando:
https://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/18795

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br



  • Imprimir