Serviço Geológico do Brasil aponta que estiagem afeta rios da Região Sul

Quinta-feira, 02 de fevereiro de 2023

Serviço Geológico do Brasil aponta que estiagem afeta rios da Região Sul

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) monitora, em tempo real, os níveis dos rios em 46 estações hidrológicas distribuídas nos estados do Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC). Desse total, 14 estavam com os níveis abaixo da permanência 95% (H95) no mês de janeiro.

Fazendo um paralelo, em fevereiro de 2022 a situação era um pouco mais crítica com 19 estações abaixo da H95. A permanência 95% é o nível do rio que corresponde à vazão que é igualada ou superada 95% do tempo, isto é, em apenas 5% do tempo observado na série histórica da estação os níveis ficaram abaixo deste valor.


Rio Ibicuí da Armada, Rosário do Sul, em jan/2023 (foto de Matias de Oliveira e Christian Acosta)

Os dados foram disponibilizados desde o início do mês de janeiro, por meio do Boletim de Monitoramento Especial da Estiagem no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e apresentam o monitoramento da evolução da estiagem na região.




Rosário do Sul (RS) - banhado pela bacia do rio Uruguai - e Nova Palmira, no município de Caxias do Sul (RS) - na bacia do rio Caí - são as estações fluviométricas que apresentaram os índices mais críticos.

No município de Rosário do Sul, a cota é de -77 centímetros. Em relação aos boletins emitidos anteriormente dentro do mês de janeiro, a estação apresentou uma pequena melhora no índice fluviométrico.




Em Nova Palmira, que faz parte do rio Caí, o registro foi de -16 centímetros. A cota mínima histórica para o local é de -7 centímetros. De acordo com o monitoramento, as últimas chuvas permitiram a melhoria nos índices pluviométricos dos rios na região de Santa Catarina (SC).

O Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Uruguai atende uma população de 343 mil habitantes, ao passo que o monitoramento da Bacia do Rio Caí alcança 81.347 moradores.

O Boletim de Monitoramento Especial da Estiagem no Rio Grande do Sul e Santa Catarina é resultado de uma parceria entre o SGB-CPRM e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para a gestão da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), que já opera os Sistemas de Alerta Hidrológico (SAH) desde 1989.

Saiba mais sobre o monitoramento realizado na região aqui

Dayhane Chaves
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil SGB-CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br

  • Imprimir