Serviço Geológico do Brasil amplia atuação no Tocantins com inauguração de Núcleo de Apoio

Quarta-feira, 22 de março de 2023

Serviço Geológico do Brasil amplia atuação no Tocantins com inauguração de Núcleo de Apoio

Primeira unidade do estado funciona na capital Palmas e foi inaugurada nessa quarta-feira, 22




O Serviço Geológico do Brasil (SGB), que é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), deu mais um passo para fortalecer a atuação no país: inaugurou, na quarta-feira (22), o primeiro núcleo de apoio do estado do Tocantins. A nova unidade funciona em Palmas e dará suporte aos trabalhos desenvolvidos.

Com o novo núcleo, o SGB busca intensificar ainda mais as atividades desenvolvidas e estreitar a relação com o estado do Tocantins, de modo a alavancar o setor produtivo e contribuir para o planejamento e a gestão sustentável do território.

Ao inaugurar o Núcleo, o diretor-presidente do SGB, Cassiano Alves, destacou os projetos já desenvolvidos no estado. “O Serviço Geológico do Brasil já está no Tocantins desde que nasceu. O SGB está em todas as partes do território Brasileiro gerando oportunidades e preservando vidas. Então, a instalação do núcleo de apoio consolida, traz uma simbologia muito grande no sentido de estar mais próximo, em termos de equipe e dirigentes do SGB, e a interação direta com os dirigentes do estado do Tocantins, municípios, administrações municipais”, disse.

A nova unidade ficará vinculada à Superintendência Regional do SGB em Goiânia, segundo explica a superintendente Sheila Knust.

“O Núcleo de Palmas faz parte da Superintendência Regional de Goiânia, que tem área de jurisdição de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e o Distrito Federal. Tem uma área bastante extensa e muitas vezes de difícil acesso. Com certeza este núcleo vai nos ajudar bastante na nossa questão logística dos projetos e operações que atuamos no Estado. Além disso, também é uma demanda governamental das instituições locais e também da parte empresarial, porque o conhecimento geocientífico aporta para atrairmos os investidores na região”, explicou.




Estudos geológicos

Atualmente está em execução a Nota Explicativa do Mapa Geológico e de Recursos Minerais do Estado do Tocantins e o Projeto Agrominerais do Tocantins, e ambos serão disponibilizados no primeiro semestre deste ano. Também está em andamento o Projeto Geologia e Potencial Mineral do Distrito Almas-Dianópolis do Tocantins, iniciado em 2022, e está em desenvolvimento a Proposta de Levantamento Eletromagnético da Porção Sul do Estado, resultado de parceria entre o SGB e o estado do Tocantins, o que irá alavancar ainda mais o setor mineral tocantinense.

Há mais de duas décadas o SGB trabalha efetivamente, por meio de diversos trabalhos de mapeamento geológico básico e pesquisas minerais, levantamentos aerogeofísicos, mapeamento de áreas de risco, medição e monitoramento de águas subterrâneas e superficiais, por meio de mapas hidrogeológicos e índices fluviométricos, pluviométricos e monitoramento de poços artesianos.


Histórico e parcerias

iniciativa para inaugurar a unidade em Palmas surgiu mediante convite do governador do estado, Wanderlei Barbosa, e do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Renato Jayme. A proposta se deu após apresentação do Mapa Geológico e de Recursos Minerais do Estado do Tocantins, realizada pelo geólogo Marcelo Ferreira em março de 2022.

Milton Néris, secretário executivo da Indústria, Comércio e Serviço, destacou que a instalação física representa uma política de fortalecimento da cadeia produtiva do setor mineral. “Nós já somos parceiros. Tanto é que a Secretaria já está financiando projetos de estudos junto com o Serviço Geológico do Brasil. A presença física vai facilitar, vai trazer para perto do setor produtivo esse órgão importantíssimo na área de pesquisa”, enfatizou.

Durante a solenidade, o presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (AMETO), Mauro Mota, celebrou a instalação. “São trinta anos de espera, é um sonho da mineração, da geologia do Tocantins a vinda desse tão importante órgão pro estado. E, além das pesquisas, a exemplo do mapa geológico que foi todo elaborado, todo todo feito pelo Serviço Geológico do Brasil. E agora nos blindar com a sua presença física no nosso estado. O estado do Tocantins ganha muito com isso, e esse momento é um momento histórico pro Estado”, destacou.

Davi Gouveia, presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), explicou a parceria com o SGB.

“Vem de encontro a determinação do nosso governador Wanderlei Barbosa, que é desenvolver o estado. Continuar o desenvolvimento do estado, então a ATS apenas cedeu o espaço ao Serviço Geológico do Brasil, mas diante disso, surgem várias parcerias no sentido de análise de solo, das perfurações de poços. Todo serviço que eles têm na questão do nível de mananciais, dos níveis de redes e abastecimento de água, níveis de rios. Então é muito importante estar aqui o Serviço Geológico no estado do Tocantins para ajudar no desenvolvimento, tanto dos recursos minerais, quanto a água, também para o nosso estado”, disse Davi.


Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir