SGB prepara indicação de 20 geossítios para compor os Mapas do Patrimônio Geológico do Brasil e da América do Sul

Sexta-feira, 26 de maio de 2023

SGB prepara indicação de 20 geossítios para compor os Mapas do Patrimônio Geológico do Brasil e da América do Sul

Até 2024, serão divulgados 50 sítios de relevância nacional e internacional, revisados e homologados

Monte Roraima(Foto: Nelson Reis)
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresentará, neste ano, a lista dos primeiros 20 geossítios brasileiros de relevância nacional e internacional, que irão compor os Mapas do Patrimônio Geológico do Brasil e da América do Sul. Até 2024, serão apresentados 50 geossítios.

Serão priorizados, na indicação, geossítios já reconhecidos pela Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (SIGEP), por terem validação da comunidade científica. A plataforma GEOSSIT, do SGB, tem papel fundamental nesse processo de seleção dos sítios, pois permite cadastrar unidades que serão avaliadas.

Esse trabalho de inventário, caracterização e avaliação das unidades que serão incluídas nos documentos cartográficos é realizado por meio do Programa Patrimônio Geológico do Brasil, do SGB. De acordo com o geólogo e coordenador do Programa, Carlos Schobbenhaus, “o patrimônio geológico do Brasil tem relevância mundial. Somos um país de alta geodiversidade e dimensões continentais comparáveis à Europa”.

O território nacional é formado por rochas que contam uma parte importante da evolução geológica do planeta, dos processos mais antigos aos mais recentes. A essência dessa história é contada pelos geossítios que compõem o Patrimônio Geológico do País. Schobbenhaus explica que “os geossítios já foram comparados a peças de um quebra-cabeça que, quando completado, mostra uma imagem da história da Terra”. Os sítios geológicos, além do valor científico intrínseco, podem também ter valor educativo, cultural e turístico.

Pista de dinossauro Sousaichnium pricei no Geossítio Passagem das Pedras, Sousa(PB)(Foto: Rafael Costa da Silva)

Proteção da memória geológica – O patrimônio geológico constitui o registro de feições notáveis da geodiversidade, representadas por sítios geológicos de valor excepcional, que retratam a memória geológica do país. Esses sítios são locais-chave para o entendimento da origem e evolução da Terra e da evolução da vida, desde sua formação, razão pela qual precisam ser conservados.

O inventário dos geossítios é o primeiro passo para subsidiar políticas públicas de geoconservação, que garantam a proteção da memória geológica e viabilizem o desenvolvimento sustentável de comunidades locais. Esse processo “envolve a revisão da literatura geológica e a consulta a especialistas com experiência de trabalho na área de estudo, inclusive de informações resultantes de levantamentos geológicos realizados pelo SGB e trabalhos realizados por universidades e outras entidades”, detalha Schobbenhaus.

Mapa do Patrimônio Geológico da América do Sul – O SGB atua no levantamento dos geossítios do patrimônio geológico do Brasil e também está à frente da elaboração do Mapa do Patrimônio Geológico da América do Sul, em conjunto com o Serviço Geológico Mineiro Argentino (SEGEMAR) e com o apoio da Associação de Serviços de Geologia e Mineração Ibero-americanos (ASGMI).

O projeto sul-americano foi aprovado na Assembleia Geral da Comissão da Carta Geológica do Mundo (CGMW), em Paris (2018). A base geológica a ser utilizada é uma forma mais generalizada do Mapa Geológico da América do Sul (2019). Desse modo, além da indicação dos geossítios do continente, será possível visualizar o contexto geológico geral em que o sítio está inserido.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir