Sexta-feira, 23 de outubro de 2020

SGB lança Informe Mineral sobre materiais de construção civil da região metropolitana de Palmas

Mapa do Informe de Recursos Minerais mostra a localização da realização dos levantamentos e os municípios abrangidos
O poder público, a comunidade geocientífica e os empresários do setor mineral da Região Metropolitana de Palmas (RMP), no estado do Tocantins, agora dispõem de uma série de informações técnicas que apontam o potencial mineral do local em relação aos insumos essenciais à construção civil. Após dois anos de estudos e pesquisas, o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) lançou nesta semana o Informe de Recursos Minerais com dados que abrangem os 16 municípios da RMP, levando em consideração levantamentos socioeconômico e de potencial mineral realizados em aproximadamente 24.830 km².

O Informe Mineral da RMP faz parte do Programa Geologia, Mineração e Transformação Mineral idealizado pelo Serviço Geológico do Brasil, inserido também no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Os estudos que resultaram no documento foram realizados entre 2017 e 2019 pela Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), sob a responsabilidade do Departamento de Recursos Minerais (DEREM), com apoio da Divisão de Minerais Industriais (DIMINI), sendo executado pelos pesquisadores Liliane Lavoura Bueno Sachs e Edélcio Tavares de Araújo, lotados respectivamente na Sede de Brasília e na Superintendência do SGB-CPRM em Goiânia (SUREG-GO).

O Informe engloba a análise da infraestrutura e dos aspectos socioeconômicos dessa região, além de tecer considerações sobre o contexto geológico regional, potencial mineral e perfil dos insumos para construção civil, mineração e meio ambiente, métodos de lavra e beneficiamento, direitos minerários, aspectos mercadológicos e legislação mineral.
O documento está disponível para consulta na íntegra. Clique aqui para acessar



Lucas Alcântara
Assessoria de Comunicação - ASSCOM
Serviço Geológico do Brasil - SGB-CPRM
lucas.estevao@cprm.gov.br
asscom@cprm.gov.br
  • Imprimir