SGB entrega estudos para prevenção a desastres naturais a três municípios paulistas

Sexta-feira, 17 de março de 2023

SGB entrega estudos para prevenção a desastres naturais a três municípios paulistas

Cartas de Suscetibilidade e Carta Geotécnica foram apresentadas nessa quinta-feira (16), em Registro (SP), durante evento promovido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo




O Serviço Geológico do Brasil (SGB) entregou aos municípios paulistas de Juquiá, Miracatu e Peruíbe documentos que oferecem subsídios técnicos para prevenção de desastres: Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações e Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização. Os relatórios foram apresentados nessa quinta-feira (16), durante capacitação promovida pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, na cidade de Registro (SP).

Esse evento objetivou capacitar gestores municipais sobre a metodologia, forma de leitura e aplicabilidade das informações contidas nos Relatórios Técnicos e nas Cartas de Suscetibilidade e de Aptidão à Urbanização. Com isso, busca-se apoiar o poder executivo municipal nas ações de prevenção integradas às políticas de ordenamento territorial, desenvolvimento urbano e ambiental. Participaram da atividade 90 representantes de 23 municípios.

Durante a entrega, houve uma apresentação técnica conduzida pelo geólogo e pesquisador em geociências Anselmo de Carvalho Pedrazzi, do Departamento de Gestão Territorial (DEGET) da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT) do SGB. O evento também foi prestigiado pelo superintendente regional do SGB em São Paulo, Lauro Gracindo Pizzatto.




Gestão de riscos

Os municípios de Juquiá e Miracatu foram contemplados com Cartas de Suscetibilidade, elaboradas em 2022. Esses documentos cartográficos indicam a possibilidade de movimentos gravitacionais de massa (deslizamentos e corridas de massa) e de processos hidrológicos (inundações e enxurradas) em toda a extensão do município.

Já Peruíbe, no litoral paulista, recebeu a Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização. Produzido em 2022, o documento traduz a capacidade dos terrenos de suportar os diferentes usos e práticas da engenharia e do urbanismo, com o mínimo de impacto possível e com o maior nível de segurança para a população.

Os relatórios estão publicados no Repositório Institucional de Geociências (Rigeo) e podem ser acessados pelos links:

- Carta de Suscetibilidade de Juquiá - SP: Repositório Institucional de Geociências: Carta de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundação: município de Juquiá - SP (cprm.gov.br)
- Carta de Suscetibilidade de Miracatu, SP: Repositório Institucional de Geociências: Carta de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundação: município de Miracatu, SP (cprm.gov.br)
- Carta Geotécnica de Peruíbe, SP: Repositório Institucional de Geociências: Carta geotécnica de aptidão à urbanização frente a desastres naturais: município de Peruíbe, SP (cprm.gov.br)



Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir