SGB-CPRM participa do XVI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste

Quarta-feira, 30 de novembro de 2022

SGB-CPRM participa do XVI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste

Representada por três pesquisadores, a instituição mostrou ao público do evento importantes trabalhos hidrológicos e territoriais da instituição

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) marcou presença no XVI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste (SRHNE), evento organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), na cidade de Caruaru (PE), entre os dias 6 e 11 de novembro. Pesquisadores da área de hidrologia e de gestão territorial do SGB-CPRM, lotados na Superintendência Regional do Recife (SUREG-RE), estiveram no encontro, que teve como tema principal ‘Fortalecendo a capacidade adaptativa em busca da segurança hídrica frente às mudanças climáticas’.

Engenheira Hidróloga do SGB-CPRM, Cristiane Ribeiro participou do Simpósio, apresentando a ‘Avaliação da Relação entre Precipitações Extremas em 2022 e a Iminência de Deslizamentos em Recife’. O trabalho exposto teve como objetivo avaliar as chuvas registradas em maio e junho de 2022 em relação à série histórica e aferir a relação entre a pluviosidade e a iminência de deslizamentos em Recife (PE).

Cristiane Ribeiro posa ao lado de sua apresentação

Técnica em Hidrologia, Isabelle Araújo foi outra palestrante do evento que representou o Serviço Geológico do Brasil. A pesquisadora expôs o trabalho ‘Comportamento de Nível Freático em Poços Tubulares do Aquífero Açu, NE do Brasil’, que mostrou o monitoramento de dez anos de poços subterrâneos nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará pela Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas (RIMAS), pertencente ao SGB-CPRM.

Isabelle Araújo apresenta a Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas do SGB-CPRM

“Recebemos diversos feedbacks positivos dos demais participantes do evento, com várias pessoas interessadas nos nossos dados e em estabelecer parcerias. Essa oportunidade mostrou a demanda significativa em pesquisa de poços de monitoramento, tanto para pesquisa quanto para governança”, concluiu Isabelle, sobre os resultados de sua apresentação no SRHNE.

O Simpósio também contou com a realização de diversos debates em formatos de mesas redondas. Uma delas, intitulada ‘Vulnerabilidade das águas subterrâneas: aquíferos exauridos, subsidência, poluição da água, intrusão marinha’, contou com a participação do Pesquisador em Geociências João Alberto Diniz, Chefe da Divisão de Hidrologia e Exploração (DIHEXP) do SGB-CPRM.

João Diniz explica os possíveis efeitos do bombeamento excessivo de águas subterrâneas

João considera que a presença de membros da empresa no evento “enriquece muito o nosso trabalho na Companhia, inclusive trazendo possibilidades futuras de parcerias que possam trazer bons frutos para o SGB-CPRM” O raciocínio dele é complementado por Cristiane, que considera que

“ir a congressos como este é uma forma importante de desenvolver conhecimentos científicos, e além de trazer crescimento e desenvolvimento profissional, é uma forma de acesso às tendências e novidades da área”.

A ORGANIZAÇÃO

O evento é organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), entidade que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao planejamento e à gestão dos recursos hídricos no Brasil. Fundada em 1977, a ABRHidro vem acompanhando, estimulando e participando do despertar da sociedade brasileira para a questão hídrica, e além dos simpósios nacionais, organiza eventos regionais e diversos eventos temáticos.

Simultaneamente ao XVI SRHNE ocorreu também o 15º Simpósio de Recursos Hídricos dos Países de Língua Oficial Portuguesa (SILUSBA), que contou com representantes de nações como Angola, Moçambique, Portugal e Cabo Verde. Segundo a organização, o evento tem como desafio integrar o conhecimento acadêmico-científico/técnico-institucional, compartilhar as experiências locais e nacionais em diferentes níveis - do cidadão aos níveis de governança -, promovendo políticas públicas que possam, de fato, promover a sustentabilidade e a melhor gestão dos recursos hídricos.

Amanda Rosa
Clayton Galvão / GERINF-RE
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir