Quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

SGB-CPRM participa de livro “Reconstrução do Brasil pela Transformação Digital no Setor Público”

Obra foi lançada pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública durante a 6a edição do Fórum de Governança e TI

Capa do livro lançado que tem participação do Vice-Presidente da República Gen. Ex. Antônio Hamilton Martins Mourão

O Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP) lançou, no dia 07/12, o livro “Reconstrução do Brasil pela Transformação Digital no Setor Público”. O livro tem prefácio do vice-presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão, e a participação da analista em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), Laura Estela Carvalho, entre outros autores.

A bacharel em Ciência da Computação, Mestre em Administração com foco em Governança de TI e com mais de 20 anos de atuação na CPRM participou com o tema “Estratégia de Governo Digital. Também colaboram no capítulo o Prof. Dr. João Souza Neto da UCB, a diretora de Tecnologia da Informação da Presidência da República, Maria Clotilde Prado e o responsável pela Secretaria de Governo Digital, órgão vinculado ao Ministério da Economia, Anderson Costa.

“O livro é uma construção coletiva que visa compartilhar conhecimento para auxiliar no aprimoramento da governança pública no Brasil, seja para evolução de processos ágeis internos, seja para otimização dos serviços que os órgãos públicos prestam à sociedade”, destacou Laura Estela.

Para a colaboradora, a transformação digital é uma realidade inevitável e uma necessidade premente. Requer mudanças não apenas na área tecnológica, mas também na cultura organizacional e na mentalidade em vigor nos gestores públicos e nos órgãos de governamentais.

“Nesse sentido, as propostas, práticas e soluções apresentadas nos capítulos deste livro são instrumentos que indicam caminhos sobre “como” as organizações públicas brasileiras poderão aprimorar seus processos internos, evoluir sua cultura organizacional com foco no digital e, principalmente, avançar na entrega de soluções inovadoras com foco nas necessidades da sociedade brasileira, posto que o objetivo maior de todo servidor público brasileiro é servir o povo brasileiro”, finalizou.

Saiba mais sobre o livro, que está disponível para download de forma gratuita neste link. Além dessa obra, a colaboradora também descreve seu vínculo com o SGB-CPRM no artigo sobre governança de TI na Revista do Serviço Público, da Enap, na edição denominada como "Caminhos da Governança Pública”. A publicação está disponível neste link.

Renan Adnet
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
renan.conceicao@cprm.gov.br
asscom@cprm.gov.br
  • Imprimir