Sexta-feira, 30 de outubro de 2020
SGB-CPRM e Febrageo debatem Água Subterrânea no Vale do Gurguéia
Tema foi debatido durante a websérie Geodebates transmitida ao vivo pelo YouTube
A palestra foi apresentada em quatro blocos e iniciou mostrando a localização do Vale do Gurguéia, caracterizando a região quanto aos aspectos geológicos e hidrogeológicos. Em seguida, Feitosa fez um detalhado histórico de todos os estudos hidrogeológicos realizados, desde os primórdios, entre os anos 1972 e 1973, quando foi perfurado o midiático poço Violeta e seu piezômetro, passando pela implantação do primeiro perímetro de irrigação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), entre 1976 e 1978, e a tentativa de expansão desta irrigação para o restante do vale, entre 1986 e 1989.
O SGB-CPRM participou desde o início, como instituição contratada pelo DNOCS, realizando a construção de todos os poços de pesquisa e a produção nestas duas fases. Durante a palestra, o geólogo mostrou os resultados do projeto Cadastro de Poços do Piauí, em 2003 e 2004, que abrangeu esta região e mapeou, entre outros, todos os poços jorrantes existentes. Feitosa falou também sobre o projeto Zonas Estratégicas de Explotação de Água Subterrânea, que apresenta os possíveis cenários futuros para explotação deste recurso, ambos realizados pelo SGB-CPRM, sendo o último em parceria com o Laboratório de Hidrogeologia da Universidade Federal de Pernambuco (LABHID-UFPE).

No bloco final, o geólogo apontou alternativas quantitativas para captação de água subterrânea, ressalvando a necessidade de atualizar as modelagens que resultaram na indicação destes cenários, em face do impacto causado pela retirada de água dos aquíferos nos últimos 34 anos. Feitosa comentou sobre a possibilidade do uso da água para solucionar definitivamente a questão do abastecimento de 51 municípios distribuídos no cristalino semiárido piauiense por meio da construção de uma adutora, cujo estudo de viabilidade está sendo providenciado pela FUNASA-SEDEC-PI.
“A água subterrânea do Gurguéia representa um potencial adormecido, aguardando ser despertado para fluir ao encontro das necessidades da sofrida população do Piauí”, destacou o geólogo.
Clique aqui para assistir novamente Letícia Peixoto
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
leticia.peixoto@cprm.gov.br
(61) 2108-8400