Terça-feira, 12 de janeiro de 2021

SGB-CPRM atualiza monitoramento dos rios da bacia do Muriaé e Pomba

Serviço Geológico do Brasil atualiza os dados de monitoramento dos rios das bacias Muriaé e Pomba. Rios atingem cota de atenção e alerta.
Previsão para as cotas dos rios Muriaé e Pomba nas próximas horas
Com o retorno das chuvas, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), através do portal SACE, atualizou nesta terça-feira, dia 12/01, os dados de monitoramento dos rios da bacia de Muriaé e Pomba. Acesse a íntegra do boletim extraordinário de monitoramento aqui.

Na bacia do Rio Muriaé, dois rios atingiram cota de atenção e os outros dois se encontram em níveis normais. Já na bacia do Rio Pomba, dois rios entraram em cota de alerta, registrando 2,81 metros e 2,69 metros em Santo Antônio de Pádua (RJ) e Aperibé (RJ), respectivamente, às 14h de hoje. Os níveis de inundação para estes rios são de 3,10 metros e 3,60 metros, respectivamente.

A previsão é de que amanhã, dia 13/01, entre 00h e 02h, os níveis cheguem a 2,58 metros em Santo Antônio de Pádua e 2,28 metros, em Aperibé. Hoje, as bacias dos rios Muriaé e Pomba permanecem em cota de atenção e alerta.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), está operando os Sistemas de Alerta Hidrológico (SAHs) das bacias do Muriaé, Pomba, Doces e das Velhas, na região Sudeste. Os alertas hidrológicos monitorados pelo Serviço Geológico foram reconhecidos como serviço essencial em 2020 e têm apoio da Agência Nacional de Águas (ANA).


Raphael Viçoso
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
raphael.vicoso@cprm.gov.br
(61) 99682-6368
  • Imprimir